Centenas de metros abaixo do solo da Transilvânia esconde-se um enorme buraco onde camadas ondulantes de preto, branco e cinzento serpenteiam ao longo de paredes rochosas subterrâneas. Há milhões de anos, um enorme mar cobria a região da Roménia onde se situa agora esta gruta. A água secou, entretanto, deixando para trás o mineral que desenha nas paredes da gruta as suas riscas: sal.
Este segredo salino trouxe prosperidade à região e foi explorado durante centenas de anos, desde tempos tão antigos como 1075. À medida que extraíam o sal, os mineiros escavavam a magnífica gruta, ampliando-a até a mina, conhecida como Salina Turda, ter encerrado em 1932. Agora o espaço subterrâneo cumpre novas finalidades, deliciando os visitantes como parque de diversões subterrâneo.
Este é apenas um exemplo de como um sítio industrial pode ser reimaginado para fruição pública. Luca Locatelli, fotógrafo da National Geographic, ficou encantado com estes sítios enquanto documentava a denominada” economia circular”, uma visão do futuro onde pouco é desperdiçado e a reutilização impera.
As cicatrizes das atividades industriais demoram décadas ou mais a remediar – e alguns sítios, como Salina Turda, mudaram de forma irreparável, sendo a sua reutilização uma maneira vital de conservar os recursos limitados da natureza.
Em alguns casos, a reutilização também traz novas formas de utilizar paisagens poluídas e atrai atenção para os riscos ambientais de muitas atividades industriais. Por exemplo, Locatelli também fotografou Ferropolis, uma antiga mina de carvão a céu aberto nos arredores da cidade alemã de Gräfenhainichen. Embora o local tenha sido limpo e coberto com betão, as marcas da indústria do carvão são inegáveis.
Nas imagens de Locatelli, visitantes dançam sob luzes coloridas, em volta das máquinas gigantescas outrora usadas para arrancar recursos ao nosso planeta. Agora os altíssimos equipamentos de mineração erguem-se como sentinelas entre as multidões, servindo de recordação sobre a história deste sítio e simbolizando esperança num futuro mais verde.