Os caretos de Podence constituem uma marca diferenciadora do território de Trás-os-Montes e o Entrudo Chocalheiro atrai visitantes de todo o mundo.

A Festa de Carnaval dos Caretos é realizada pela comunidade de Podence, pertencente ao município de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança. É uma prática social relacionada com o fim do Inverno e o início da Primavera, cujas raízes se perdem no tempo. Entre o Domingo Gordo e a Terça-Feira de Carnaval, na aldeia mais colorida de Portugal, os caretos saem pelas ruas, em saltos e correrias.

São personagens com fatos preenchidos com franjas de lã colorida, máscaras de lata ou couro e chocalhos à cintura. O careto de Podence é conhecido pelo seu comportamento performativo, “as chocalhadas”, de que são alvo principal as mulheres, num acto simbólico que remete para uma origem remota e uma possível ligação a antigos rituais agrários e de fertilidade.

Hoje, estes mascarados, que visitam as casas de vizinhos e familiares (muitos dos quais emigrantes que regressam à terra) num ritual de convivialidade, constituem um momento essencial da vida dos descendentes de Podence, que regressam no Carnaval para dar continuidade à prática herdada de pais e avós.

Podence

A participação inicia-se na infância, quando as crianças começam a vestir fatos semelhantes aos dos caretos (facanitos) e a imitar o seu comportamento, cumprindo também elas um processo de iniciação e garantindo ao mesmo tempo a continuidade da tradição, criando uma vertente identitária profunda desta comunidade.

A Associação Grupo de Caretos de Podence tem tido um importante papel, garantindo a contínua viabilidade do Carnaval nas últimas quatro décadas e conduzindo o processo que levou ao reconhecimento do Carnaval de Podence-Festas de Inverno na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade no dia 12 de Dezembro de 2019.

Os caretos ganharam assim mais importância para a região transmontana, atraindo de ano para ano mais visitantes, com uma nova forma de olhar para a tradição de uma região em processo de despovoamento, mas que consegue mover milhares de pessoas quando, através do esforço e do empenho, alcança notoriedade internacional. O impacte desta distinção na região foi notório e trouxe consigo uma valorização comercial dos produtos endógenos locais. Numa visita a Podence, é impossível resistir à castanha, aos cogumelos, aos mirtilos, aos morangos e às cerejas, assim como aos tão prestigiados grelos que deram nome ao afamado festival do grelo com a participação dos restaurantes locais, não esquecendo o butelo com casulas no pote ou o javali com castanhas para deleite de quem saboreia. Para adoçar o paladar, termine a refeição com uma bela fatia de pudim de castanha e licor de mirtilo.

Podence é uma experiência em curso em Trás-os-Montes que procura gerar um ciclo vicioso de comunhão de uma tradição antiga e ímpar com os valores das comunidades rurais. Mais dos que as máscaras e as danças, o Entrudo é a forma que Podence dispõe de se abrir ao futuro.

Podence