O concelho de Mora, como outros no extenso Alentejo, é riquíssimo em ter-mos de património megalítico.

Sem grande surpresa, vê-se uma paisagem recortada por menires, antas, dólmenes, mamoas, agrupamentos de menires e sepulturas protomegalíticas, reflexos de uma região que foi habitada desde a alvorada da humanidade. São tão vastos os registos megalíticos que a própria população local habituou-se a viver e conviver com as suas presenças no terreno. Abra-se um parêntesis, aliás, para referir a vila de Pavia, mencionada por Vergílio Correia, um dos primeiros arqueólogos a explorar a região e autor do estudo Neolítico de Pavia publicado em 1921, documentando a existência, na praça central, da Anta-Capela de São Dinis que, como o nome indica, é uma anta adaptada a capela religiosa. Este ex-líbris é um bom indicador de como o sagrado e o profano se podem complementar. Construídos de raiz, o Museu Interactivo do Megalitismo e o seu centro de interpretação surpreendem pela configuração exterior. A antiga estação de comboios da localidade alentejana foi reabilitada e faz parte do espaço museológico, que ainda compreende dois edifícios, dedicados ao núcleo expositório e a uma área de cafetaria.

O interior, contudo, é a sua mais-valia. Para que o visitante possa compreender o que vai encontrar ao longo do espaço de 750 metros quadrados, é-lhe apresentado um filme em 3D que reproduz a vida de uma comunidade do Neolítico. O espaço contempla ainda diversas mesas interactivas onde se pode recolher múltiplas informações relativas às peças expostas, a maior parte das quais cedidas pelo Museu Nacional de Arqueologia. O visitante pode igualmente assistir à reprodução dos processos de escavação de uma estação arqueológica. Para os mais incautos, convém lembrar que pode ser surpreendido no local por um homem em tamanho real a trabalhar placas de xisto. Um dos projectos mais divulgados e acarinhados pelo museu visa proporcionar, aos alunos de História e Geografia dos 5.º e 7.º anos de escolaridade, a recriação de algumas actividades do quotidiano pré-histórico, como ensinar a talhar, a produzir cerâmica ou a arte de caçar.

mapa megalitico mora

No espaço expositório principal, a maior parte das peças em exibição, algumas com mais de seis mil anos, são resultado das diversas escavações arqueológicas que ocorreram no concelho desde 1914 e que são testemunhos intemporais da actividade humana na região. O Museu Interactivo do Megalitismo é razão mais do que suficiente para demandar Mora,
onde pode igualmente visitar o carismático fluviário da localidade, quase contíguo ao museu. E, claro, não se esqueça de realizar o roteiro pelos monumentos megalíticos mais relevantes da região.

Museu Interactivo do Megalitismo 

Rua da Estação, Mora           

Horário: 3.ª feira a domingo, das 10h às 17h  

Contacto: Tlf.: +266 439 074