O clima temperado e a paisagem diversificada de Portugal fazem com que o país seja um destino ideal para explorar de bicicleta, com montanhas, praias, aldeias antigas e florestas separados por curtas distâncias. Quer esteja à procura de um desafio de longa distância ou pretenda desfrutar do cenário num passeio de lazer, propomos-lhe cinco derrotas para percorrer sobre duas rodas.

1. Caminho Português da Costa

Com 278 quilómetros, o Caminho Português da Costa é a alternativa mais calma ao Caminho Central Português, a secção portuguesa oficial do Caminho de Santiago. Partindo do Porto, cidade património da UNESCO, o antigo caminho de peregrinação serpenteia ao longo de vilas e aldeias piscatórias do Norte de Portugal até atravessar a fronteira para Espanha no estuário de Rías Baixas. Grande parte do caminho da costa a norte do Porto é composta por ciclovias e, à semelhança do resto da orla costeira portuguesa, faz parte do percurso de ciclismo europeu de longa distância Euro Velo 1, também conhecido como Rota da Costa Atlântica.

2. Grande Rota do Guadiana

Ziguezagueando junto à fronteira com Espanha, a Grande Rota do Guadiana, com 64 quilómetros, atravessa as três principais sub-regiões do Algarve: o litoral a Sul, o barrocal no meio e a serra a Norte. Os pontos altos incluem a vista a partir da cidade de Castro Marim sobre a manta de retalhos de salinas que produzem o “ouro branco” do Algarve, bem como o lugar de Guerreiros do Rio, onde o Museu do Rio celebra o legado dos pescadores. Os ciclistas mais entusiastas podem combinar este itinerário com a Ecovia do Litoral, que acompanha a orla costeira do sotavento algarvio.

3. Rota Vicentina

Embora se estenda maioritariamente junto à costa atlântica de um lado, a rede de percursos cicláveis de longa distância da Rota Vicentina tem secções todo-o-terreno que atravessam aldeias pitorescas. É fácil alugar bicicletas de estrada ou de montanha na maioria das cidades e o trilho, que combina estradas calmas e pistas de uso partilhado, pode ser percorrido em troços adequados a todos os níveis de fitness. Experimente o itinerário Touring Bike, um trilho não sinalizado com direcções fornecidas apenas por GPS que começa e acaba junto aos aeroportos de Lisboa e Faro, com um total de 500 quilómetros. A maior parte da Rota Vicentina também faz parte do EuroVelo 1.

 

Praia do Salto
Ana Cota

A Praia do Salto é uma praia naturista na Rota Vicentina, protegida por falésias altas.

 

4. Ecopista do Dão

Desfrute das paisagens naturais da Ecopista do Dão, uma ferrovia requalificada que aproveita o trajecto de um dos primeiros caminhos de ferro de via estreita do país, inaugurado em 1890. A pista verde, pavimentada e fechada ao trânsito, é possivelmente uma das rotas de ciclismo mais fáceis do país, sendo por isso ideal para famílias. Também é uma das mais bonitas: os seus 50 quilómetros atravessam a região centro de Portugal, passando por vinhas, quintas e aldeias históricas. Faça toda ou parte da viagem de bicicleta para ficar a conhecer o legado ferroviário do Dão, visitando as antigas estações que integram a rota.

5. Grande Rota das Aldeias Históricas

O trilho que liga as aldeias de Castelo Mendo e Almeida é um dos troços mais interessantes da Grande Rota das Aldeias Históricas, a rota de 600 quilómetros que liga doze aldeias históricas na região oriental de Portugal num trilho circular. Seguindo os planaltos do rio Côa, esta secção de 20 quilómetros está rodeada por uma paisagem rochosa com arbustos rasteiros e avistamentos periódicos de casas e pontes antigas. Combinando estradas de terra batida e asfalto, o trilho ondulante exige uma bicicleta de montanha e boa forma física. Continue a pedalar ao longo da rota para uma aventura de vários dias.

Este artigo foi produzido pela National Geographic Traveller (UK) e publicado em nationalgeographic.com.