Situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, mais especificamente na Ribeira da Caniça – um afluente do rio Alva – a aldeia de Lapa dos Dinheiros é um destino de veraneio idílico no centro de Portugal.

Distinguindo-se pelo seu tamanho, vales imponentes e o branco gelado dos seus glaciares, a Serra da Estrela é a maior cadeia montanhosa de Portugal continental, com mais de 101 mil hectares de paisagens.

Este parque natural situado a apenas 50 quilómetros da fronteira espanhola, entre a Guarda e Coimbra, encontra-se repleto de vilas históricas e monumentais e aldeias de xisto, para além de um punhado de aldeias de montanha: povoados completamente rurais que propõem actividades locais aos turistas, como a Lapa dos Dinheiros, uma aldeia particularmente especial devido ao seu grande património natural e geológico.

Lapa dos Dinheiros
PEDRO RIBEIRO, ALDEIAS DE MONTANHA

DESTINO FRESCO

Com a calma e a serenidade que ali se respira, Lapa dos Dinheiros é o local perfeito para os amantes da natureza. A vegetação e as vias fluviais são dois dos seus grandes atractivos turísticos e de lazer. Com pouco mais de 400 habitantes e situada a 700 metros de altitude, esta aldeia está rodeada por uma grande diversidade de espécies de fauna e flora, algumas das quais catalogadas como espécies raras em Portugal.

ROTAS DE CAMINHADA

À volta da Lapa dos Dinheiros existem rotas de caminhada circulares, de dificuldade alta e baixa, que percorrem as grandes cidades circundantes e convidam autóctones e turistas a desfrutar da natureza que os rodeia.

trilho da Caniça, no vale da Ribeira da Caniça, é um deles. Com sete quilómetros de extensão e um desnível de 471 metros, atravessa uma paisagem montanhosa dominada por castanheiros, pinheiros, pântanos, matagais e rochedos. A rota começa na aldeia e prossegue em direcção a Ribeira atravessando o bosque de castanheiros de Souto da Lapa, a formação rochosa dos Cornos do Diabo e a fossa do Sumo, onde a água flui para o subsolo.

Lapa dos Dinheiros
PEDRO RIBEIRO, ALDEIAS DE MONTANHA

PISCINAS NATURAIS

Durante o Verão, a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros transforma-se num local idílico para toda a família. Integrada numa zona de grande biodiversidade, da qual se destaca o Souto da Lapa, um precioso bosque com castanheiros centenários, este local de recreio no qual se pode refrescar durante os dias mais quentes do Verão dispõe de uma boa infra-estrutura de apoio e está perfeitamente integrado na natureza.

TRABALHANDO À DISTÂNCIA

Outra das formas de exercer um impacto positivo sobre a região tem sido através da rede de coworking criada pelas Aldeias de Montanha: instalações construídas pela comunidade local, que remodelou edifícios adaptando os às necessidades actuais dos trabalhadores nómadas. Um desses espaços de trabalho fica na Lapa dos Dinheiros, numa antiga escola primária que integra uma sala de trabalho, sala de reuniões, salão, cozinha e um jardim com vistas panorâmicas sobre a Serra da Estrela. É um local o partir do qual pode desfrutar da natureza, mas onde pode também viver e trabalhar – para ficar a conhecer a região como um verdadeiro autóctone.