Escavada pelos elementos da natureza ao longo de séculos, o algar de Benagil revela-se numa longa falésia de rochas carbonatadas a oriente da praia de Benagil (no concelho de Lagoa).

No interior desta grande abóbada de rocha amarelada com mais de vinte metros de altura, existe uma pequena praia onde é possível passear e descansar. A abóbada tem uma área de cerca de um hectare, mas não cobre apenas a praia. Vários rochedos aglomerados e água reduzem a área útil deste local.

No Verão, o trânsito de barcos e pessoas é constante, mas fora da época alta o local é mais tranquilo. Cenário de várias campanhas promocionais e postal do Algarve, a Gruta de Benagil deixou de ser um local secreto e reservado. Hoje, é um monumento geológico muito frequentado.

Benagil

Fotografia de drone do enigmático algar de Benagil. 

Para chegar aqui, existem várias possibilidades: o barco pessoal ou alugado, a canoa, o caiaque ou mesmo a nado (para nadadores razoáveis, pois a entrada da formação dista ainda 150 metros da praia de Benagil. Não é possível caminhar até ao algar de Benagil por terra – só por mar. O prémio para os mais destemidos é o acesso a uma das mais extraordinárias catedrais da natureza.