A chegada da Primavera, traz também a vontade de viajar e aproveitar o melhor tempo para explorar novos destinos ou revisitar aqueles de que mais gostámos. Aproveite as melhores ofertas da AirFrance para os seus destinos favoritos.

Os Estados Unidos da América são um país de superlativos de dimensão continental com uma diversidade de paisagens e culturas difícil de igualar. Cidades cosmopolitas e vibrantes com museus, galerias, lojas, cafés e restaurantes para todos os gostos ou as arrebatadoras áreas naturais que vão desde os pântanos misteriosos às florestas mais impressionantes passando por desertos de dunas ou acidentes geológicos inigualáveis. 

As cidades da costa leste dos EUA encerram uma combinação única da herança europeia com a ousadia daquela nação. Nestas grandes metrópoles, pode desfrutar de:

Nova Iorque

Nova Iorque

A cidade que nunca dorme é emocionante, excitante, variada e cosmopolita, Nova York não decepciona. Explorar Nova York, do Empire State Building até o Rockefeller Center, do Central Park a Wall Street, numa atmosfera acelerada, em que o tempo voa e a vida nunca para.

Em toda a cidade, existem cafés e bares da moda, speakeasies (bares de coquetéis), mercados e restaurantes representando toda a culinária do mundo, juntamente com boutiques dos mais recentes designers ou as grandes casas de moda na Rua Bleecker, clubes de jazz íntimos e teatros brilhantes.

Washington

Washington

A capital dos Estados Unidos, Washington, não é apenas a cidade política, diplomática e administrativa que se espera, é também uma cidade animada, chique e amigável.

Um longo passeio a pé é o ideal para conhecer os contornos de uma cidade diferente de qualquer outra nos Estados Unidos. Estamos longe das intermináveis Boulevards de Los Angeles, longe, dos arranha-céus e da agitação frenética de Nova York. Washington é uma cidade com grandes relvados, ruas sombreadas e edifícios baixos, pois não é permitido ter construções que excedam a altura da cúpula do Capitólio.

Chicago

chicago
Melissa Farlow

O horizonte de Chicago, refletido na escultura Cloud Gate no Millennium Park.

Um pouco mais para Oeste, na margem do lago Michigan, Chicago, apelidada de cidade ventosa, é a capital mundial do jazz, e por isso é fácil de encontrar clubes lendários como o Green Mill, que Al Capone frequentava, que atrai tantos os turistas como os muitos monumentos históricos da cidade, e onde a presença de Louis Armstrong, que actuou aqui no início de sua carreira, ainda permeia a atmosfera.

Além de sua forte identidade musical, Chicago brilha em todo o mundo por sua majestosa arquitectura. Os arranha-céus de tijolos vermelhos competem pela a atenção ao lado de torres e edifícios contemporâneos projetados por Frank Lloyd Wright, Frank Gehry e Renzo Piano.

Na costa do Pacífico também pode visitar cidades e Parques Nacionais incríveis como o de Yosemit na Califórnia, o Grande Canyon no Arizona ou o Parque Nacional do Monte Rainier no estado de Washington:

Parque Yosemite – São Francisco

Yosemite

Monólitos de granito imponentes como estes e outros aguardam os viajantes no Parque Nacional de Yosemite. Fotografia de James Lange, Camera Press/Redux.

Parque Nacional de Yosemite, famoso pelas suas sequóias gigantes, pelas magníficas paisagens imortalizadas pela objectiva de Ansel Adams e pelas gigantescas paredes de granito que se tornaram nas últimas décadas uma meca para a escalada desportiva que serviu de pano fundo a um documentário galardoado com um Oscar – Free Solo.

O Parque fica a pouco mais de quatro horas de automóvel de São Francisco, uma cidade extraordinariamente pitoresca, cosmopolita e com um clima ameno. Claro que visitar esta cidade e o Parque de Yosemite é um óptimo plano de viagem, mas é demasiado tentador visitar a Costa Leste dos Estados Unidos e não aproveitar para conjugar com uma passagem por Las Vegas e uma incursão ao imperdível Grand Canyon.

Grand Canyon - Los Angeles

Grand Canyon

Uma tempestade passa pelo rio Colorado a partir de Moran Point, na margem sul. Fotografia de Adam Schallau.

Tendo por ponto de partida Los Angeles, a cidade que por si só merece uma visita, Grand Canyon localiza-se no estado vizinho, o Arizona.

O Parque Nacional Grand Canyon oferece diversas experiências como passeios de mula, comboio, helicóptero e muito mais, para descubrir este cenário único no mundo.

Um desfiladeiro descomunal que chega a ter 1,6km de largura entre margens e onde se fundem todas as cores, formas e sentidos. A sua história começou há dois mil milhões de anos (quase metade da idade do planeta), com a formação de rochas ígneas e metamórficas e a posterior sedimentação no leito oceânico. Visitar, sem dúvida, North Rim com um espírito de artista para descobrir as camadas deste desfiladeiro que se assemelha a uma pintura viva.

Mount Rainier - Seattle

Mount Rainier

O Mount Rainier entrou em erupção milhares de vezes durante sua vida relativamente jovem. Fotografia de Philip Kramer, Getty Images.

Proporcionando um cenário de neve e natureza selvagem, Mount Rainier é um gigante adormecido que explodiu pela última vez na década de 1890, pouco depois em 1899 tornou-se um Parque Nacional com o objectivo de preservar a sua floresta e uma paisagem glaciar única.

Uma das áreas mais populares é Sunrise no nordeste, fácil de alcançar desde Seattle (cerca de duas horas) e também o ponto mais alto (6.400 pés) do parque que os visitantes podem-se aventurar com os seus carros.

Se o que precisa é descansar e banhar-se em águas cristalinas, os seus destinos de sol e praia esperam por si.

San Jose - Costa Rica 

Costa Rica

Fotografia de Eric Kruszewski.

Na Costa Rica, existem cerca de 600 praias e uma gama extraordinária de opções, incluindo resorts com palmeiras, locais isolados cercados por florestas tropicais e areias pretas, bege ou brancas, fazem deste um dos mais reputados destinos de natureza e aventura.

As praias Punta Uva e Punta Uva Arrecife, batizadas com o nome da uva selvagem, ou uva do mar, que cresce ao longo da praia, são as praias favoritas dos mergulhadores devido às águas azul-turquesa claras e quentes e recifes de corais vibrantes.

A capital San José, no centro do país, é o ponto de partida para viver emocionantes aventuras, num país conhecido pelo lugar cimeiro no índice de felicidade e uma posição contrastante com outras nações da América Latina no que concerne à liberdade de imprensa e funcionamento das instituições democráticas. 

Cancún - México

Cancún

Ao longo do Camino del Mayab, os viajantes visitam cenotes, poços cheios de água doce que os maias há muito consideram locais sagrados. Fotografia de Richard Collett.

Cancún fica na costa nordeste da Península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, banhada pelo Mar do Caribe e pela Lagoa Nichupte. Este grande resort à beira-mar é famoso pelas suas praias, águas cristalinas e vida nocturna vibrante.

Mas há mais para ver e fazer neste paraíso mexicano.

A oeste das praias de Cancún, uma rede de antigos trilhos para caminhada e linhas ferroviárias abandonadas foi transformada no Camino del Mayab (Caminho Maia), o primeiro trilho de longa distância do México.

Desenvolvida em conjunto com moradores maias, a trilha conta a história dos povos indígenas do México e tem como objetivo resgatar as 14 comunidades que vivem ao longo de sua rota de uma erosão cultural.

Fort-de-France - Martinica

Fort-de-france

Fort-de-France, a movimentada capital da Martinica, uma região ultramarina da França e uma das Ilhas de Barlavento das Pequenas Antilhas. Fotografia de Tim Gartside Travel/Alamy Stock Photo.

Na Martinica, os sorrisos das pessoas estão por toda parte.

Anse Michel, uma das praias no sudoeste da ilha, é de visita obrigatória pelo cenário idílico que apresenta, a água transparente, o areal branco e a natureza que a rodeia.

Para além de explorar as diversas praias, o Parque de Mangrove, oferece a oportunidade de conhecer um ecossistema de fauna e flora única: floresta de mangais, que pelo seu característico emaranhado de raízes torna-se um “berçário” natural para inúmeras espécies de peixes e de aves. Para quem prefere uma vegetação mais exuberante e um nível mais avançado de experiência, a excursão a Fontaine Didier, nas colinas que cercam Fort-de-France, percorrendo as suas cascatas e terrenos sinuosos pode ser surpreendente.

Ao longo das ruas estreitas de Fort-de-France, a capital,  existem monumentos históricos com arquitetura notável: a Biblioteca Schoelcher, com sua fachada vermelha e amarela brilhante, a Catedral de St. Louis e a Antiga Prefeitura. 

Pointe-à-Pitre - Guadalupe

point-a-pitre

Uma cascata no Parque Nacional de Guadalupe. Fotografia de Hemis/Alamy Stock Photo.

Guadalupe, um estreito território que faz parte das Pequenas Antilhas no Mar do Caribe, compreende várias ilhas com paisagens muito diferentes e intocadas, todas unidas sob a bandeira francesa. A maior, colocada como uma borboleta no meio da água, é chamada de 'Karukera' em ameríndio, que significa “ilhas das lindas águas”.

Grande Terre, a ala direita da “borboleta”, é plana e árida, e é a zona turística mais popular com as praias mais bonitas. As margens de areia dourada são ladeadas por coqueiros e banhadas por águas cristalinas.

Não muito longe, Pointe-à-Pitre forma a cabeça desta linda borboleta, enquanto Basse-Terre, montanhosa e verde, é a asa esquerda.

E se as praias são de tirar o fôlego, debaixo de água vive também uma beleza selvagem sem fim. A Reserva Subaquática de Jacques Cousteau, que pertence ao Parque Nacional de Guadalupe, é considerada um dos melhores locais para mergulho, perfeita para admirar as coloridas paisagens subaquáticas e os seus fascinantes habitantes.

A cultura crioula está presente em toda a ilha e os diversos mercados ao ar livre podem ser também uma verdadeira aventura para os sentidos, com todos os seus aromas exóticos e cores.

Aproveite as férias da Páscoa, os dias maiores e as temperaturas mais amenas da Primavera para descobrir ou revisitar algumas das mais belas cidades ou áreas naturais e selvagens do planeta.

Descubra a cabine Premium Economy da Air France um espaço privilegiado no seu voo de longa distância.

"Actuar para viagens mais responsáveis"

Conhece todos os compromissos da Air France? Descubra o programa Air France ACTT

Mais Sobre...
Grandes Reportagens