Terras de Sicó é uma designação abrangente de uma área do centro do país que tem como epicentro a serra de Sicó e os concelhos que a rodeiam: Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.
Em qualquer um destes municípios abundam registos históricos que os marcam indelevelmente – monumentos megalíticos, estruturas romanas, imponentes castelos medievais e solares setecentistas. Este complexo monumental interpreta o processo da romanização na região usando como ponto de partida uma villa romana descoberta e escavada em 2002. Desta casa de campo rural pouco se sabe, supondo-se que aponte para uma datação da fase tardo-romana que coincidiu com o início do declínio do Império Romano. Não se sabe igualmente quem a mandou édificar, uma vez que apenas se encontraram vestígios de um átrio revestido de azulejos.
Salienta-se, desde logo, a imponente torre medieval que assenta sobre as fundações da villa e um paço fortificado que ali vigorou entre os séculos XVI e XIX. Ambos se sobrepõem a uma antiga via romana e ambos são monumentos nacionais.
O Complexo Monumental integra a Torre e a Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor. Este Paço, por sua vez, contempla uma capela manuelina que é o único exemplar deste estilo arquitectónico no concelho de Ansião e, ainda, diversos espaços utilizados como centro de interpretação do património arquitectónico e da paisagem das Terras de Sicó, centro de documentação, oficina de arqueologia, loja de produtos regionais e base de organização dos percursos pelas diversas rotas de turismo ambiental que percorrem a região das Terras de Sicó. O visitante dispõe de uma opção interessante: pode pernoitar no paço senhorial e integrar-se num cenário tão duradouro que penetra na época romana e termina no final da monarquia portuguesa.
Complexo Monumental de Santiago da Guarda
Rua Conde Castelo Melhor, Santiago da Guarda
Horário: 10h – 13h / 14h – 18h (3.ª feira a domingo)
Contacto: Tlf.: +236 672 025