8 eventos internacionais ao ar livre a não perder em 2024

Sentar-se a olhar nem sempre é suficiente. Estas oito experiências vão fazê-lo voar, festejar, pintar, nadar, dançar e correr. De França a Istambul, passando por destinos mais longínquos como o Peru e Argentina.

Actualizado a

events3 jpg

O Festival Internacional de Papagaios, em Gujarat, será agraciado por designs inovadores. 

Uma das maneiras mais gratificantes de planear uma viagem é empreendê-la no âmbito de um evento específico, associando-o a um grande interesse ou paixão. Participar em algo com significado enquanto viaja gera uma ligação única com um destino que pode criar memórias para toda a vida. Desde testar a sua capacidade atlética numa ultra-maratona no Peru a abanar latas de tinta num festival de graffiti em Bristol, no Reino Unido, reunimos alguns dos eventos mais excitantes de 2024.

1. International Kite Festival

Gujarat, Índia

8-14 de Janeiro

Construtores de papagaios de todo o mundo lançam as suas criações nesta feliz celebração do regresso do Sol após o Inverno. Poderá ver estilos tradicionais como osrokkaku (papagaios lutadores) japoneses ou os wau bulan (papagaios da lua) malaios. Os autóctones e os visitantes também participam — por isso, traga o seu papagaio e junte-se à festa. O festival decorre em Ahmedabad, a maior metrópole do estado de Gujarat e Cidade Património Mundial da UNESCO.

2. Upfest

Bristol, Reino Unido

A partir de 5 de Maio

O local de nascimento tatuado a graffiti de Banksy – e berço do trip-hop dos Massive Attack, Portishead e de Tricky – organiza todos os anos um dos maiores festivais de arte urbana da Europa – e o próximo está planeado para 2024. Centenas de artistas locais e internacionais participam em sessões de pintura: não é necessária experiência profissional e o evento acolhe artistas de todas as disciplinas e com diferentes níveis de experiência. Se não for o seu género, existem vários workshops de pintura com tinta em spray e murais para se entreter.

bristol

A street art é celebrada no Upfest, em Bristol.

3. Jungle Ultra

Parque Nacional de Manú, Peru
2-10 de Junho

Os corredores enfrentam230 quilómetros de floresta tropical amazónica densa e um calor e humidade ainda mais densos: é uma das ultra-maratonas mais difíceis do mundo. Este terreno exige determinação, mas a camaradagem de equipa de trail é motivante. Os cerca de 1,6 milhões hectares de parques nacionais do Peru abrangem diversos habitats tropicais, incluindo ecossistemas de floresta nebulosa e pradaria andina. Já pode submeter a sua candidatura para participar.

4. Lakia-Jukola Orienteering Relay

Kauhava, Finlândia
15-16 de Junho

Este é para os exploradores da velha guarda: a sua equipa de seis pessoas terá de saber ler mapas e usar uma bússola para este desafio que começa de noite e se prolonga até à manhã seguinte. É um dos desafios da orientação mais prestigiados do mundo, com sete etapas com até 15 quilómetros cada — por entre alguns dos cenários mais dramáticos da Finlândia. “O terreno pode surpreendê-lo!”, dizem os organizadores. Para ver o nascer do Sol, inscreva-se nas últimas etapas. 

5. 29029 Everesting

América do Norte
Junho a Outubro

Devido às preocupações com o custo ambiental de alcançar o cume do Everest, existe uma vontade crescente de criar abordagens com maior consciência ecológica. O grupo de caminhada 29029 Everesting lidera estes esforços: o seu nome representa a distância, em pés, até ao cume do Evereste. Os participantes têm 36 horas para escalar repetidamente uma montanha até alcançar a altura equivalente. Os locais incluem Sun Valley, Jackson Hole, Snowbasin, Whistler e Mont-Tremblant. 

6. Travessia Transcontinental a Nado do Bósforo

Istambul, Turquia
Agosto

O Estreito do Bósforo, na Turquia, é uma importante rota comercial marítima desde os tempos antigos e continua a ser um dos canais de navegação mais movimentados do mundo. No entanto, é encerrado ao tráfego três dias por ano, quando mais de 2.000 pessoas empreendem a incrível travessia transcontinental. Os participantes nadam 18 quilómetros, desde a Europa à Ásia, com a promessa de uma festa no final. 

7. Taça Mundial de Tango BA

Buenos Aires, Argentina
Agosto a Setembro

A Argentina é o lar ancestral do tango e a Taça Mundial decorre na sua capital. Juntamente com concursos renhidos, há danças e workshops abertos ao público (os amadores são bem-vindos), para que possa aperfeiçoar o seu ocho ou simplesmente apreciar os espectáculos. Dançarinos, músicos e artistas ocupam a Diagonal Norte e dançam num palco ao ar livre ao longo de duas semanas. 

8. Corrida de Trail Dacia UTMB Mont-Blanc

Chamonix, França
26 de Agosto a 1 de Setembro

Aperte os atacadores para este evento anual, no qual atletas conhecedores da montanha percorrem rotas entre Chamonix e o Monte Branco. Os trajectos variam em comprimento, mas todos incluem um sério ganho de altitude e terreno desafiante. O PTL, por exemplo, convida os mais corajosos a empreenderem aquilo a que os organizadores chamam “a aventura de uma vida”, percorrendo 320 quilómetros de cenário alpino com um ganho de elevação de 25.000 metros. 

Publicado na Experiences Collection 2023/24, distribuído com a edição de Janeiro/Fevereiro de 2024 da National Geographic Traveller (Reino Unido), e em nationalgeographic.com