A Estónia tem mais unicórnios do que qualquer outro país do mundo. Não, não é a criatura mítica, mas start-ups de tecnologia que valem mais do que mil milhões de dólares. Além dos seus negócios fervilhantes, esta compacta nação com 1,3 milhões de habitantes é um tesouro de paisagens naturais, oásis fora da grelha e sítios culturais reconhecidos pela UNESCO. Conheça as 10 melhores maneiras de visitar o país.

1. Conheça os fantasmas no Centro Histórico de Tallinn

A melhor forma de explorar o bem preservado Centro Histórico de Tallinn é numa visita guiada para aprender tudo sobre a arquitectura gótica e a liga hanseática desta cidade que remota à Idade Média. Fque atento aos espíritos inquietos que supostamente assombram este local que é Património Mundial da UNESCO. Um tour de fantasmas e lendas conta as histórias daqueles que viveram antes de nós, dando a conhecer melhor o passado turbulento da Estónia.

O restaurante temático medieval Olde Hansa reflecte o passado de Tallinn.
KEEN PRESS

O restaurante temático medieval Olde Hansa reflecte o passado de Tallinn.

2. Descubra os sabores distintos da Estónia histórica

Quer saber como seria jantar com um mercador rico no tempo da Liga Hanseática? No Olde Hansa, em Tallinn, pratos confeccionados a partir de receitas com 700 anos são servidos numa sala de jantar de estilo medieval, ao som de trovadores que deambulam por entre as mesas interpretando obras de compositores do século XV. 

Põhjala, em Tallinn, é a primeira e maior cervejeira artesanal dos estados bálticos. 

Põhjala, em Tallinn, é a primeira e maior cervejeira artesanal dos estados bálticos. 

3. Beberique uma cerveja na primeira micro-cervejeira da Estónia

A Estónia esta em pleno surto cervejeiro. Experimente uma com o aroma cítrico da toranja, uma IPA de caramelo suavemente torrada ou junte-se a uma visita à Põhjala Brewery, a primeira micro-cervejeira do bairro histórico de Noblessner. Depois de uma rodada, dê uma caminhada vigorosa até Telliskivi Creative City, uma antiga zona industrial transformada em espaço artístico com galerias, lojas indie, restaurantes e o internacionalmente famoso museu e centro de artes fotográficas Fotografiska Tallinn.

cerveja IPA de Põhjala
GULLIVER THEIS / LAIF / REDUX

Combine uma cerveja IPA de Põhjala com os petiscos salgados servidos pelo restaurante de grelhados existente na cervejeira.

4. Navegue como um campeão olímpico

A Estónia nunca organizou os Jogos Olímpicos, mas durante os Jogos de Moscovo de 1980, as provas de vela foram realizadas no Golfo da Finlândia ao largo de Tallinn. Reviva este capítulo da história da vela olímpica no Tallinn Olympic Sailing Center em Pirita, a 15 minutos de carro da capital, ou embarque numa excursão até à vizinha baía de Tallinn.

Baia Estonia
STEFAN VOLK / LAIF / REDUX

Em 1980, a regata de vela dos Jogos Olímpicos de Moscovo foi realizada em Pirita. Os visitantes ainda podem sentir o espírito olímpico no Tallinn Olympic Sailing Center.

5. Mergulhe num mundo de cor e design

Com mais de 40 museus de arte, a Estónia é uma potência no mundo internacional da arte. Visite a Tallinn Design House, no bairro de Rotermann, para comprar uma recordação especial fabricada na Estónia e depois caminhe ao longo do Passeio Stalkers, que figurou no drama de ficção científica Stalker, de Andrei Tarkovsky. O curto trilho vai dar ao novo PoCo Pop & Contemporary Art Museum, onde pode ver obras de artistas como Basquiat e Warhol.

6. Passeie nas ruas da Capital Europeia da Cultura

A duas horas de carro, autocarro ou comboio de Tallinn rumo a sul, irá encontrar a florescente cidade universitária de Tartu, a Capital Europeia da Cultura de 2024. Os visitantes podem participar nas dezenas de eventos que promovem o legado histórico e cultural da segunda maior cidade da Estónia, como Kissing Tartu e Surrealism 100. Durante o Verão, dê um passeio na embarcação de madeira “Jõmmu”, um singular navio medieval desenhado para vias aquáticas interiores, ou no navio viking Turm pelo rio Emajõgi, a única via fluvial inteiramente navegável da Estónia.

7. Observe o cosmos

Visite o Tartu Observatory’s Stellarium, o maior observatório astronómico da Estónia, para ficar a saber por que a nação é um concorrente promissor na indústria espacial europeia. Aproveite para conhecer o ESTCube, o projecto de satélite concebido por estudantes, protótipo do primeiro satélite ESTCube-1, da Estónia, que foi lançado para o espaço em 2013.

8. Viaje até ao passado no maior museu da Estónia

No Museu Nacional da Estónia, os visitantes podem mergulhar na fascinante história do país. Não perca a exposição permanente “Eco dos Urais”, uma introdução indispensável às tradições e costumes populares do povo fino-úgrico, e contemple a ideia de fazer uma aula de bordados tradicionais.

9. Caminhe nos trilhos da floresta estónia

Dezenas de trilhos de caminhada estendem-se de uma ponta à outra do país, fazendo com que seja possível atravessá-lo a pé. Se quiser aceitar o desafio, experimente o trilho Peraküla-Aegviidu-Ähijärve, de 800 quilómetros, que começa a norte, em Peraküla, e termina passou em Ähijärve. A melhor altura para percorrer estes trilhos pelo meio da floresta é entre o início de Julho e o final de Outubro, quando existem plantas e cogumelos em abundância. É recomendável que se faça acompanhar por um guia, sobretudo se quiser colher os seus próprios alimentos.

Parque Nacional de Matsalu, na Estónia
NICK UPTON / ALAMY

Bandos de gansos-de-faces-brancas juntam-se num campo no Parque Nacional de Matsalu, na Estónia.

10. Observe aves raras no Parque Nacional de Matsalu

O Parque Nacional de Matsalu, na região oriental da Estónia, é uma das mais importantes zonas de descanso de aves aquáticas da Europa, entre o Árctico e Europa ocidental. É um dos poucos sítios no Báltico onde os ornitólogos amadores podem vê-las migrar e nidificar todos os anos, na Primavera e no Outono. Suba até à torre de observação do parque, junto à costa norte da baía de Matsalu, para avistar o raro tetraz-grande e o mais comum pilrito-de-bico-grosso.

Artigo publicado originalmente em inglês em nationalgeographic.com. Erkki Peetsalu é escritor e editor de longa data da edição estónia da revista National Geographic.