Uma das características dos gatos é adorarem caixas, sobretudo de cartão. Quantas vezes, ao comprar-lhe algo novo, o seu gato demonstrou mais interesse pelo contentor do que pelo conteúdo? Este comportamento aparentemente raro faz muito sentido do ponto de vista evolutivo.
Estas são algumas das razões pelas quais os gatos adoram caixas, sobretudo de cartão:
ISTOCK / KMSH
Uma caixa de cartão é um autêntico bunker aos olhos de um gato.
1. São um grande esconderijo
A principal razão para os gatos adorarem caixas é serem espaços confinados com apenas um lado aberto, que lhes proporcionam uma grande sensação de protecção. Estes animais são predadores de pequeno porte, razão pela qual podem também ser presas. Até num espaço onde se sentem seguros, o seu instinto diz-lhes – e bem – que uma caixa é um refúgio muito mais seguro do que uma cama ou um sofá.
Não só os esconde, como lhes permite ficarem atentos ao que se passa apenas numa direcção uma vez que, ao contrário dos herbívoros, não possuem visão panorâmica. Numa caixa, qualquer possível ameaça tem de entrar directamente no seu campo de visão, por isso nada os apanhará de surpresa, permitindo-lhes reagir a tempo e, se necessário, fugir.
2. São um local de emboscada
Além de ser um bom esconderijo uma caixa é (ou seria) um bom local para emboscar uma presa. Os gatos são caçadores de emboscada e as suas presas são animais pequenos e ágeis, por isso os gatos devem permanecer ocultos até ao momento de atacar. Devido ao seu tamanho reduzido, também é preferível esperar que as presas se aproximem sozinhas. O instinto leva-os a escolher locais discretos para descansar, a partir de onde possam ver se alguma coisa interessante se aproximar.
Como é óbvio, um gato doméstico não precisa de caçar. Num contexto doméstico, porém, o instinto não se refere somente às presas, mas também às pessoas e outros animais com que convivem. Os gatos são animais territoriais e gostam de controlar o seu ambiente, sobretudo se houver outras mascotes em casa e não tiverem uma relação particularmente amistosa com elas. Embora não sejam “inimigos”, podem querer evitá-las tanto quanto possível. Os gatos solitários, em particular, costumam preferir locais confinados, onde possam descansar sem serem incomodados.
Por natureza, os gatos gostam de locais a partir dos quais possam observar sem serem observados.
3. São um local seguro em situações de stress
Um estudo da Universidade de Utrecht revelou que as caixas são uma ferramenta muito útil para ajudar os gatos a adaptarem-se a situações de stress, como por exemplo uma mudança de casa. A experiência foi realizada com 19 gatos que chegaram ao refúgio: foi colocada uma caixa na jaula de 10 deles, mas não dos restantes nove.
Ficou, assim, comprovado que os que dispunham de uma caixa se adaptavam melhor e mais rapidamente ao seu novo ambiente. A partir do terceiro dia no refúgio, os que tinham caixas evidenciaram um comportamento mais seguro. Aquilo que, visto de fora, pode parecer uma simples caixa, é, para um animal numa situação de stress, uma gruta onde não só pode estar seguro, como isolar-se de elementos stressantes do exterior, como o ruído causado pelo movimento de pessoas e outros animais.
Mas por que as de cartão em particular?
Tudo isto faz muito sentido, mas o que leva os gatos a demonstrarem preferência por caixas de cartão? A resposta está nas propriedades do próprio material. O cartão é um excelente isolante e tem uma textura agradável ao tacto. Além disso, no Verão, não é tão quente como uma superfície de tecido, como, por exemplo, uma cama.
Por outro lado, uma caixa de cartão é simultaneamente um refúgio e um excelente afiador de garras. Os gatos gostam de afiar as unhas e este material cumpre muito bem essa função – e, ao contrário de muitos afiadores convencionais, podem mordê-las e rasgá-las. É sabido que estes pequenos felinos têm uma certa veia destrutiva e que tendem a aborrecer-se, o que faz com que uma caixa de cartão seja um brinquedo perfeito para descarregar o stress.