Cada estação tem algo especial, mas é na Primavera que o fotógrafo pode fazer uso dos seus conhecimentos em diferentes disciplinas fotográficas.

Para fazer fotografia de paisagem, basta um equipamento ligeiro, uma câmara full frame (formato completo) para obter um ficheiro com a máxima qualidade de arquivo e uma lente angular ou grande angular para captar imagens amplas. Os parâmetros podem ir de f/8 a f/13 (graus de abertura de diafragma) para obter profundidade de campo suficiente e deve escolher a velocidade mais adequada em função da luz. Se não tiver preocupações com o peso, o tripé é um grande aliado.

Caso tenha um tripé, uma forma de desenvolver a criatividade fotográfica é seleccionar uma velocidade de aproximadamente 1/30 ou 1/14 para captar o movimento das flores e dos campos, obtendo uma imagem cheia de cor, dinamismo e expressividade.

fotografar

Fotografia de Antonio Liébana.

O mundo da macrofotografia proporcionar-lhe-á uma aventura com resultados muito satisfatórios durante a Primavera. Pode captar a beleza dos pormenores das flores, dos insectos e inúmeras borboletas, répteis e anfíbios. O equipamento necessário será uma câmara com boa qualidade de arquivo, uma lente macro, 90 mm, 100 mm e um tripé específico para macro, que abra os pés até ao nível do solo para obter uma boa perspectiva do sujeito principal.

Para os amantes de aves, é uma altura especial do ano devido à chegada das aves migratórias vindas sobretudo da África subsaariana, como os abelharucos, os papa-figos ou os cucos, com o seu canto representativo da Primavera. Um zoom de 150-600 mm, 200-600 mm, 100-400 mm ou, para os fotógrafos mais avançados ou experientes que queiram uma qualidade superior, teleobjectivas fixas de 400 mm, 500 mm o 600 mm, são indicados para a fotografia de aves.

Esta é a altura em que as aves estão mais animadas, procurando par ou começando a criar os seus pintos. Devemos ser sempre cuidadosos e protectores, respeitando a flora e a fauna em nosso redor. Para a fotografia de retrato, é altura de visitar campos floridos e bosques de folhas verdes ou zonas com árvores em flor. O resultado será uma luz brilhante e um fundo diferente, repleto de cor.

fotografar Primavera

Fotografia de Miry Fidalgo.

A temperatura e as mudanças na luz típicas da estação fazem com que o fotógrafo tenha de ser exigente ao iniciar uma sessão fotográfica no exterior. Os melhores dias são os nublados e chuvosos.O amanhecer e o pôr-do-sol são as horas mais desejadas e apropriadas para uma boa qualidade luminosa. Explorar ao máximo a luz e as cores desta estação fará com que o nosso arquivo fotográfico ganhe em diversidade e qualidade.

Truques:

> Utilize uma lente macro para se aventurar no mundo da macrofotografia da flora e da fauna.

> Aproveite os primeiros e últimos momentos de luz para evitar a luz mais dura do meio-dia.

> Os fundos serão diferentes daquilo que estamos habituados se utilizarmos os verdes e as cores vistosas próprias da estação.

> Amplie o horizonte fotográfico, mudando de foco e de disciplina.

> A luz difusa pelas nuvens será ideal para mitigar sombras indesejadas.

Mais Sobre...
Actualidade