Os navios de guerra utilizam sonares para detectar alvos e confundir os sonares inimigos, mas os morcegos-de-cauda-livre mexicanos conseguem fazer as duas tarefas com as suas cordas vocais.

Fontes AAron Corcoran

Através da ecolocalização, emitem ondas sonoras que são reflectidas pelos objectos, permitindo-lhes voar e localizar presas. Os investigadores Aaron Corcoran e William Conner descobriram agora que os morcegos-de-cauda-livre mexicanos também usam esses sinais para interferir com a caçada de outros morcegos.
Quando um animal se movimenta em direcção a um insecto, aumenta o ritmo dos sinais para um “zumbido de alimentação” rápido. Se um segundo morcego emitir um sinal de interferência, pode confundir a “leitura” e criar uma oportunidade para lhe roubar a presa. Em contrapartida, o primeiro morcego pode também interferir com o sinal do rival, originando uma batalha sonora. Aaron Corcoran quer descobrir se este comportamento é exclusivo desta espécie que vive em colónias com mais de um milhão de indivíduos, com forte competição por comida.

Mais Sobre...
Actualidade