O universo encantador dos líquenes numa fotogaleria

Estas são as fotografias e as notas do diário de um fotógrafo espanhol apaixonado pela beleza e originalidade dos líquenes, organismos fotossintetizantes que integram praticamente todos os ecossistemas terrestres do planeta.

Actualizado a

JoseAntonioMartinez MG 0449 1
Jose Antonio Martínez

O líquen Physcia tenella, que aqui vemos num ramo de abrunheiro com frutos nos Pirinéus de Navarra, também ocorre em Portugal.

Eva van den Berg

Jornalista especializada em Ciência e Natureza

Como é possível que organismos tão diferentes como os fungos, as algas e as cianobactérias consigam entender-se e funcionar de forma tão perfeita? – interrogou-se há 25 anos o fotógrafo de natureza José Antonio Martínez, enquanto observava líquenes perto de sua casa, na cidade navarra de Tudela (Espanha). Desde então, fascinado pela beleza e originalidade destas estruturas e cores, nunca mais deixou de procurá-los e imortalizá-los com a sua câmara fotográfica onde quer que fosse. Esta é uma pequena amostra do seu magnífico trabalho, que nos desvenda um universo tão extraordinário como desconhecido.

“Além da complexidade simbiótica, fico admirado com a incrível capacidade dos líquenes para colonizarem todo o tipo de substratos e suportarem condições agrestes”, comenta. Não é por acaso que os líquenes fazem parte de quase todos os ecossistemas terrestres do planeta, incluindo os ambientes mais extremos: desertos, cumes montanhosos e regiões polares, entre outros.

“Encontrei algumas dessas interessantes espécies há anos, incluindo líquenes epífitos, que pendem dos troncos e dos ramos em determinadas florestas pirenaicas, tanto na vertente espanhola como na francesa, ou líquenes crustáceos, que vivem presos às rochas nos cumes das montanhas e nos seus circos glaciares”, explica o fotógrafo. Outras foram detectadas nos mais diversificados e bem conservados ecossistemas da Península Ibérica e também nas Canárias.

O interesse de José Antonio Martínez por estes organismos leva-o inevitavelmente à imersão, quando se aproxima deles para os fixar numa imagem: “Quando observo os líquenes através do visor da minha câmara fotográfica, esqueço-me de tudo o que me rodeia. De repente, o tempo parece parar e o conceito de espaço – e até a percepção da paisagem – muda por completo. É então que me perco, nos escassos palmos de superfície coberta de líquenes, seja sobre rocha, no meio do gesso ou cobrindo humildemente o tronco velho de uma árvore, abstraindo-me perante a sua grandeza quase infinita. Fundo-me com o seu universo.”

Vejamos o resultado dessa fusão:

Ramalina fraxinea

1 / 7

Ramalina fraxinea (Navarra)

Estes líquenes epífitos de tons esverdeados da espécie Ramalina fraxinea revestem o ramo de um carvalho nos Pirenéus de Navarra. Ao fundo, desfocados, alguns talos de Xanthoria parietina em tons de laranja. Ambas as espécies ocorrem também em Portugal.

Xanthoria elegans e Diplotomma hedinii

2 / 7

Xanthoria elegans e Diplotomma hedinii (Saragoça)

Estas duas espécies fotografadas no Parque Natural de Moncayo chamam-se Xanthoria elegans (cor de laranja) e Diplotomma hedinii (em tons esbranquiçados).

Peltigera horizontalis

3 / 7

Peltigera horizontalis (Huesca)

Uma comunidade de líquenes da espécie Peltigera horizontalis cresce sobre o tronco de um abeto numa floresta do vale de Ordesa, no Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, nos Pirenéus de Huesca. De estrutura foliácea e lóbulos com até quatro  centímetros de largura, esta espécie costuma formar grandes colónias na base das árvores, entre o musgo das rochas e também em tocos e troncos podres. Prospera em florestas de crescimento lento bem conservadas e com pouca perturbação ecológica.

Letharia vulpina

4 / 7

Letharia vulpina (Tinieblas de la Sierra)

Uma Letharia vulpina sobre o tronco centenário de um teixo na serra da Demanda. Ocorre também em Portugal.

Líquenes em crescimento sobre um substrato rochoso

5 / 7

Pleopsidium flavum, Lecanora swartzii e Calogaya saxicola (Sistema Ibérico)

Mosaico de líquenes em crescimento sobre um substrato rochoso, neste caso quartzito, a 1.700 metros de altitude, no Sistema Ibérico. Os amarelados pertencem à espécie Pleopsidium flavum, os cinzentos são Lecanora swartzii e os alaranjados Calogaya saxicola. São espécies que também colonizam ambientes de frio extremo, encontrando-se todas em Portugal.

Xanthoria

6 / 7

Xanthoria (El Hierro, Canárias)

Escoadas lávicas colonizadas pelo líquen Xanthoria resendei na ilha canária de El Hierro. Este organismo também ocorre no nosso país.

Cladonia pyxidata

7 / 7

Cladonia pyxidata (Huesca)

Estes líquenes da espécie Cladonia pyxidata, com podécios em forma de trombeta ou funil, colonizaram um tronco morto numa zona sombria do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, nos Pirenéus de Huesca. Resultam de uma  simbiose entre um fungo e uma cianobactéria ou alga verde (no caso da segunda). O fungo consegue aderir ao substrato e extrai água e sais minerais deste e do meio envolvente. Por outro lado, a alga sintetiza a glucose através da fotossíntese.

Artigo publicado originalmente na edição de Janeiro de 2024 da revista National Geographic.