O que é?

Nos anos 1980, Adam Grosowsky e Jeff Ellington abriram uma linha em Lost Arrow Spire e nasceu o highline. O slackline demorou a chegar a Portugal e só começou a ouvir-se falar na modalidade no início do século XXI. Por fim, quando uma marca de equipamentos decidiu lançar um kit que permitia que um leigo montasse uma linha entre duas árvores num jardim, a prática democratizou-se. Como o acesso a linhas de highline é mais complexo, só se institucionalizou anos depois.

Como nasceu?

Adornando as paredes da Villa de Cícero, em Pompeia, um conjunto de frescos ilustram funambulistas fazendo acrobacias na corda bamba. O slackline – e mais concretamente o highline (linhas muito acima do chão) –, não surgiu como evolução lógica de práticas circenses.

Nasceu na década de 1960 no Parque Nacional de Yosemite (EUA). Nos intervalos entre escaladas nas imensas paredes rochosas, os atletas montavam linhas entre as árvores e praticavam o equilíbrio.

Em Portugal

Há 10 anos, foram abertas as primeiras linhas no Cabril do Ceira, com 10 e 30 metros. Numa década muito mudou: os Western Riders, um grupo de praticantes da zona da Grande Lisboa, imprimiram uma nova dinâmica à modalidade e há hoje cerca de uma centena de praticantes e mais de cinquenta linhas abertas no país. Um dos projetos mais recentes passou pela abertura de duas belíssimas e ambiciosas linhas no Baleal (na imagem), com 75 e 115 metros.

Os números

50

número aproximado de linhas abertas no país

365

metros. comprimento da linha mais longa do país

2.100

metros. comprimento da linha mais longa do mundo (na Suécia)