A meio deste século, prevê-se que a população mundial ultrapasse os nove mil milhões de habitantes, com a maioria a residir nas cidades. Perante este cenário, será inevitável um aumento significativo na produção de alimentos e na sua distribuição, o que faz com que as embalagens tenham um papel crucial. No fundo, estamos a falar da manutenção da qualidade dos produtos, garantindo que estes se mantêm seguros, protegidos, nutritivos e frescos até chegarem à casa dos consumidores.
Se a necessidade está a aumentar, ainda que seja necessário mitigar o problema do desperdício, há que ter em conta a questão dos resíduos. Por exemplo, anualmente, os europeus geram 25 milhões de toneladas de plástico e destes apenas 30% são recolhidos para reciclagem. Apesar de ser uma prática muito importante, não é suficiente. Desde o seu nascimento, em 1950, a Tetra Pak tem vindo a inovar para produzir embalagens cada vez mais práticas e sustentáveis.
A Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, tem como objectivo lançar a embalagem para alimentos e bebidas mais sustentável do mundo. A campanha “Escolha Natureza. Escolha Cartão” espelha o compromisso da empresa em alcançar uma embalagem de cartão fabricada, na sua totalidade, a partir de materiais renováveis, ou reciclados, obtidos de forma responsável, que seja totalmente reciclável e neutra em emissões de carbono.
O desafio é desenvolver uma solução que, para além de prescindir da utilização de materiais de fontes finitas, como o plástico fóssil ou o alumínio, possa cumprir objectivos de sustentabilidade ambiental e social, enquanto garante os mais elevados padrões de segurança alimentar, assegura a excelência dos produtos e contribui, significativamente, para a redução do desperdício alimentar.
Uma das inovações da Tetra Pak é o desenvolvimento de tampas unidas às embalagens de cartão, produzidas com recurso a polímeros de origem vegetal. Esta opção é um passo decisivo na gestão de resíduos e na redução do uso de plásticos de origem fóssil.
A par disso, a Tetra Pak é também uma referência devido à inovação das suas embalagens. Como tal, para além das tampas unidas às embalagens, a empresa está, actualmente, a testar uma alternativa baseada em fibra de papel, que irá substituir a fina película de alumínio que protege os alimentos. Este avanço contribuirá para uma redução significativa da pegada de carbono e é um passo importante para alcançar uma embalagem feita inteiramente de materiais renováveis.
A indústria de embalagens tem a responsabilidade e o compromisso de manter a segurança alimentar, enquanto protege o planeta. O uso de materiais renováveis, que reduzem a pegada de carbono das embalagens, a utilização de energias renováveis no processo de fabrico e o trabalho com a indústria de reciclagem, permitem aumentar e melhorar a recolha selectiva, e a sua classificação, atingindo taxas de reciclagem mais elevadas.
A Tetra Pak tem vindo a trabalhar em diversos parâmetros da sua cadeia de valor para melhorar a sustentabilidade do negócio e reduzir o seu impacto no meio ambiente. Como tal, a empresa pretende: implementar electricidade 100% renovável nas suas operações até 2030; aumentar, a nível mundial, a utilização de polímeros com conteúdo renovável, ou reciclado, para 20%, até 2025; contribuir para a preservação da biodiversidade através da implementação de soluções baseadas na natureza e a participação em projectos de conservação das florestas.
Estes temas já têm vindo a ser trabalhados, através de algumas iniciativas que estão a decorrer internacionalmente, sendo exemplo disso, o projecto de restauração da Mata Atlântica, no Brasil, no qual a Tetra Pak pretende restaurar, pelo menos 7.000 hectares de espécies autóctones.
Actualmente, as embalagens de cartão para bebidas são recicláveis e, embora esta seja já uma prática seguida por muitas famílias, ainda existe um longo caminho a percorrer em Portugal. É com vista ao aumento da separação de resíduos e da redução do impacto ambiental que a empresa tem vindo a apostar em campanhas de incentivo à reciclagem com vista à consciencialização dos portugueses para a separação das embalagens no ecoponto amarelo.
Estas inovações, e metas, não seriam possíveis sem o forte investimento da Tetra Pak, que se compromete a atribuir, nos próximos cinco a dez anos, até 100 milhões de euros, anualmente, para os diversos objectivos a que se compromete, sendo que, os projectos em que a empresa trabalha, actualmente, “têm como objectivo permitir reciclar todos os componentes de uma embalagem de cartão para alimentos e bebidas usada, transformando-os em materiais e bens de qualidade”, afirma Ramiro Ortiz, Director Geral da Tetra Pak Ibéria.
A empresa investiu mais de 11,5 milhões de euros em fábricas de reciclagem em quatro países, nos últimos meses, para ajudar a estabelecer novas soluções de reciclagem para as embalagens.
Mas a inovação e a tecnologia das embalagens não se esgotam nos materiais nem nos processos de fabrico. A digitalização alarga o papel tradicional da embalagem e abre um mundo de novas oportunidades. A conectividade, permitida por um código único em cada embalagem, permite aos produtores transformar os seus produtos em suportes de dados e rastreá-los, desde a sua origem até ao consumidor. Os códigos das embalagens podem melhorar a ligação com os consumidores, enquanto recolhem informação num valioso circuito de feedback bidireccional. A rastreabilidade total das embalagens individuais será, em breve, possível. A embalagem está a transformar-se rapidamente num canal de informação e interacção.
Como grande consumidor de cartão, a Tetra Pak tem a responsabilidade de assegurar que as florestas sejam geridas de forma económica, social e ambientalmente sustentável, garantindo que 100% do cartão das suas embalagens provém de florestas certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council ®) e de outras fontes controladas.
A gestão sustentável das matérias-primas é fundamental para proteger a biodiversidade e os ecossistemas naturais, assim como as populações que os habitam. Posto isto, todas as embalagens da Tetra Pak, que contêm mais de 70% de cartão na sua constituição, contam com a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), que assegura a gestão responsável das florestas. No caso do plástico de origem vegetal, derivado da cana-de-açúcar, a Tetra Pak também possui a certificação Bonsucro, que apoia a gestão sustentável desta matéria-prima.
A dimensão dos desafios que se colocam à humanidade obriga a que se aposte numa estratégia centrada na sustentabilidade que abranja toda a cadeia de valor. A Tetra Pak está focada nesta missão, mas só terá sucesso se produtores, distribuidores, comerciantes e consumidores fizerem a sua parte. O futuro depende de todos.