No Nordeste da Índia, chuvas fortes corroem as infra-estruturas. A população local constrói as suas próprias pontes... a partir de plantas vivas. 

No estado indiano de Meghalaya, um dos locais mais húmidos da Terra, a população entrelaça as raízes da árvore da borracha para criar pontes pedonais robustas. Durante um ano, Prasenjeet Yadav fotografou cerca de trinta pontes feitas de raízes.

Alguns meses antes: como conseguir a fotografia

Yadav nunca tinha visitado uma ponte de raízes vivas antes de iniciar o projecto, mas sabia que existia uma ponte dessas perto da aldeia de Nohwet. Com muitos turistas a fotografar, Yadav queria que a sua imagem se destacasse. Para se preparar, consultou outros fotógrafos e estudou pinturas de paisagens. Decidiu captar a imagem após o crepúsculo. Era arriscado: a precipitação inesperada e intensa pode dar origem a inundações repentinas, o que pode ser especialmente perigoso à noite.


Duas semanas antes: lista básica de equipamento

Na quarta viagem de Yadav à região, ele já sabia o que levar na bagagem. Reduziu os mantimentos ao básico, levou poucos impermeáveis para si e deu prioridade à protecção do equipamento.

Chapéus-de-chuva para protecção do equipamento

Barras de granola

Flashes e um painel de luz LED

Lanterna resistente

Capa de borracha para a máquina

Um tripé

Folha de película negra  para proteger a lente

Modificadores de luz

Início do projecto: “pintando” com luz

De sua base em Bangalore, Yadav voou para Guwahati e seguiu de táxi para Nohwet.
A partir dali, caminhou 30 minutos até à ponte. Durante três semanas, testou a utilização de luzes para “pintar” segmentos da ponte e arredores durante uma longa exposição. Nos 438 segundos necessários para criar esta imagem, Yadav deslocou-se entre locais para orientar as luzes. Envolto na escuridão, não é visível na fotografia final.

Em numeros:

200 anos idade estimada desta ponte

11.500 mm  precipitação média anual (2016)

6.460 número aproximado de aldeias na região