A 29 de Outubro de 1969, Leonard Kleinrock e o seu aluno Charles Kline, da Universidade da Califórnia (UCLA), conseguiram enviar a primeira mensagem encriptada de sempre entre dois computadores. Um estava localizado no campus da UCLA em Los Angeles, o outro na Universidade de Stanford em São Francisco. Estavam separados por cerca de 500 quilómetros.

Utilizaram a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), uma rede criada pelo Departamento de Defesa dos EUA para estabelecer um sistema de comunicação seguro entre instituições governamentais e académicas. Estávamos em plena Guerra Fria e os líderes do país queriam garantir a criação de uma rede de nós descentralizados capaz de transportar informações de forma segura.

A primeira Internet da História

A primeira rede da história era, no entanto, rudimentar. Uma máquina Sigma 7 de 32 bits e um SDS 940, um computador com um sistema operativo (o primeiro da história). Estavam ligados através de dois enormes comutadores de pacotes IMP (Interface Message Processor), que estabeleciam contacto através da linha telefónica da AT&T (American Telephone and Telegraph).

A tentativa não resultou: as ligações eram muito instáveis, pelo que foi cortada antes de chegar a meio. Só foram enviadas as duas primeiras letras da palavra "LOGIN": "Lo". Esta tentativa falhada deu origem à expressão "Lo and behold", que significa "oh, milagre", dando início a uma revolução que marcaria o começo de uma nova era.

 

As ligações eram muito instáveis e a mensagem era cortada prematuramente: apenas eram enviadas as duas primeiras letras da palavra "LOGIN".

A mensagem completa pôde ser enviada mais tarde, no que se tornou o primeiro teste bem-sucedido do que viria a ser o que todos conhecemos como "Internet", uma rede da qual hoje não podemos prescindir. Tudo o que sobreviveu desse momento, que passou sem deixar rasto, foi uma breve frase no diário de trabalho de Kleinrock: "22h30. Falámos com Stanford. De servidor para servidor".

Hoje, 17 de Maio de 2023, é Dia Mundial da Internet, efeméride instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005 com o objectivo de nos fazer reflectir sobre os prós e contras de uma rede que alterou estilos de vida e relações pessoais para sempre.

Artigo publicado originalmente em castelhano em historia.nationalgeographic.com.es.

 

 

 

 

Mais Sobre...
Actualidade