As recentes escavações no povoado neolítico de La Draga, nas margens do lago Banyoles (província de Girona, Espanha), trouxeram à tona grandes elementos estruturais de construções de madeira em bom estado de conservação. Trata-se de mais um tesouro deste sítio arqueológico, um dos povoados neolíticos mais relevantes do Nordeste da Península Ibérica.

AS RECENTES DESCOBERTAS

As escavações – que estão em curso há anos para escavar zonas do povoado – acontecem no âmbito grande projecto co-dirigido pelo IPHES-CERCA, em colaboração com a Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o Museu Arqueológico da Catalunha (MAC) e o Centro de Arqueologia Subaquática da Catalunha (CASC). A campanha arqueológica faz parte de um projecto de investigação de quatro anos aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural da Generalitat e coordenado pelo Museu Arqueológico de Banyoles.

Os co-directores do projecto de investigação, Toni Palomo e Raquel Piqué da UAB e Xavier Terradas do CSIC, descreveram assim as descobertas: "São sobretudo grandes pranchas de madeira com mais de três metros de comprimento que ocupam praticamente toda a superfície do solo da zona. O processo de escavação deverá permitir-nos fazer interpretações muito precisas sobre a forma destas estruturas, as técnicas de construção e a época da sua construção, bem como a sua relação com áreas escavadas em campanhas anteriores".

Os investigadores efectuaram também prospecções arqueológicas e paleoecológicas na margem ocidental do lago, tanto terrestres como subaquáticas. O objectivo deste estudo é reconstituir a dinâmica ambiental do lago de Banyoles durante o Holocénico e verificar a possível presença de outros sinais pré-históricos de ocupação. "As sondagens realizadas permitiram documentar sinais de grande interesse para a reconstituição do ambiente na pré-história", afirma Jordi Revelles, investigador de pós-doutoramento do IPHES-CERCA.

Parque
Shutterstock

Parque Arqueológico de La Draga em Banyoles, província de Girona, Espanha.

PORQUE É QUE O SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE LA DRAGA É TÃO IMPORTANTE?

La Draga é um antigo povoado neolítico situado nas margens do lago Banyoles, no Nordeste da Catalunha. O sítio foi descoberto pela primeira vez em 1990, revelando um povoado do Neolítico Inicial ocupado a partir do final do sexto milénio a.C.

A sua singularidade reside no facto de a humidade constante e as condições anóxicas do solo terem permitido a preservação de restos orgânicos no local, algo muito raro. Desta forma, foi possível recuperar elementos de construção, ferramentas e objectos do quotidiano. Tudo isto permite reconstituir a vida dos habitantes do povoado em diferentes épocas, fazendo de La Draga um sítio de enorme interesse para o estudo da evolução dos assentamentos humanos no Neolítico europeu.

La Draga é, também por isso, um local muito apreciado para o património cultural e a divulgação histórica. Para o efeito, uma parte do sítio foi transformada em Parque Arqueológico, reproduzindo edifícios e outros espaços como os campos. São organizadas visitas guiadas e escolares, bem como actividades que nos remetem para o quotidiano dos habitantes e para o fabrico de utensílios.

La Draga é um dos sítios arqueológicos em destaque na Edição Especial História "Pré-História Ibérica", já nas bancas.