Destacamos nesta edição o mundo formidável de Leonardo da Vinci. Nos cadernos do génio florentino, esboçaram-se invenções notáveis, ideias avançadas e projectos nunca concluídos. Cinco séculos depois da sua morte, Leonardo continua a fascinar-nos.
Debruçamo-nos também sobre um dos maiores mitos da Antiguidade. Existiu mesmo uma Atlântida como propôs Platão? Onde ficaria? Em busca de respostas a essas questões, gerações de sábios gastaram rios de papel e tinta.
Recuamos até ao Antigo Egipto para entender o papel do Nilo na mitologia desta civilização. O Nilo providenciava abundância e penúria, cheias e secas. Precisava por isso de ser apaziguado.
Nos confins do Império Romano, descobrimos as cartas de Vindolanda, enviadas por soldados destacados para as Ilhas Britânicas. São um dos vislumbres mais precisos do quotidiano romano. E humanizam esta velha civilização.
À boleia de Dante, descemos pelo Purgatório e pelo Inferno. O autor medieval ousou escrever a sua "Divina Comédia" numa língua vernacular e a obra persiste até aos nossos dias. Dante quase pagou a ousadia com a própria vida.
Viajamos por fim até ao Antigo Oeste para perceber o que existe de realidade no mito de Billy the Kid.
Boas leituras e boas viagens pela história!