TOP 10 DE INOVAÇÕES
1º Imprensa; 2º Lâmpada eléctrica; 3º Avião; 4º Computador pessoal ; 5º Vacinas; 6º Automóvel; 7º Relógio; 8º Telefone; 9º Refrigeração; 10º Máquina fotográfica.
Este é o espírito que conduz ao progresso, assegura Carla Hayden, a responsável pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. A instituição guarda arquivos de muitas das patentes que mudaram o mundo e a National Geographic pediu-lhe para listar o que considerava serem dez dos progressos mais significativos da história.
Imprensa. Ilustração: G.P. Gordon
A hierarquização de inovações é mais uma questão de arte do que de ciência. Pode realmente comparar-se a máquina fotográfica ao avião? Embora o progresso seja gradual, é também exponencial: baseia-se em si.
Lâmpada eléctrica. Ilustração: T.A.Edison.
A imprensa possibilitou a disseminação da alfabetização e permitiu que os pensadores partilhassem as suas ideias e deste modo inventassem mais. As invenções modernas tendem mais a melhorar do que a transformar: uma aplicação que liga o mundo de forma mais eficaz, aviões que voam mais longe e mais depressa.
Máquina fotográfica. Ilustração: G.Eastman
De vez em quando, ainda há espaço para progressos significativos como a impressão 3D ou a Internet. “Ainda haverá grandes invenções”, diz Carla, confiando em futuros momentos Eureka.
Avião. Ilustração: O.E. Wright.