Setenta quilómetros mágicos entre praias, arribas, cabos, fósseis de dinossauros e vestígios constantes de uma rica história humana.
A Grande Rota do Atlântico (GR11) integra a Grande Rota Europeia (E9) que tem o seu início em São Petersburgo (Rússia) e atravessa os países vizinhos do oceano Atlântico. Em território nacional, a GR11 apresenta-se como um percurso de mais de 900 quilómetros entre o cabo de São Vicente e a Nazaré.
Continuar a ler
Enquanto Portugal luta contra as ondas sucessivas da pandemia, o despovoamento do interior rural mantém os idosos relativamente seguros do vírus, contribuindo, no entanto, para destacar problemas de longa data.
No início da pandemia, os números de infecção por coronavírus (COVID-19) eram quase inexistentes nas áreas do interior do Norte de Portugal, fazendo com que o vírus parecesse um perigo distante. Mas, a partir de Outubro de 2020, o vírus começou a aproximar-se das pequenas aldeias e o que se tornaria a segunda onda da pandemia no país trouxe consigo o inevitável para essas áreas remotas: infecções crescentes, confinamento, medo.
Continuar a ler
Contrariando o senso comum, nem tudo está escavado no sítio arqueológico de Milreu, berço da arqueologia moderna portuguesa. Um projecto de restauro está a revelar muito sobre os artistas da antiguidade.
Texto e fotografias: Hugo Marques
Em 1963, César dos Santos, um dos melhores jornalistas algarvios, lamentava: "quem compreende a alma das ruínas? Quem quer que seja pode trazer pedrinhas romanas" das ruínas. O repórter não poderia adivinhar que Milreu já estava a mudar. E que o melhor estava para vir.
Continuar a ler
O maior segmento do mosaico encontrado integraria uma das capelas do complexo religioso paleocristão de Mértola. A figuração, a técnica construtiva e o contexto tornam-no único em Portugal.
Texto: Gonçalo Pereira Rosa
Fotografias: António Cunha
“Depois do calor do Verão, os deuses favoreceram-nos”, brinca Virgílio Lopes, investigador do Campo Arqueológico de Mértola (CAM). No âmbito dos trabalhos de escavação, conservação e valorização em curso, foi identificado em Julho um mosaico extraordinário, próximo dos dois baptistérios conhecidos desde 2013, na encosta do castelo.
Continuar a ler
Texto: Paulo Almeida Fernandes
Entre os séculos XII e XIV, o complexo catedralício lisboeta sobrepôs-se a realidades urbanas anteriores, geradas sobretudo nos tempos romano e muçulmano. A construção da catedral, na prática, destruiu e ocultou marcas de antigos usos daquele trecho urbanístico. Grande parte dessa história permanece por conhecer
Continuar a ler