20 mitos e mistificações que marcaram a história

Há alturas em que a propagação de uma informação falsa pode marcar, de forma decisiva, o curso dos acontecimentos. Estes 20 mitos e mistificações, precursores das “fake news”, influenciaram ou até decidiram o rumo da história.

Actualizado a

fake news paul mccartney national archief 0efebb4d 230916170236

Sempre se disse que informação é poder, uma afirmação inteiramente correcta. Houve ocasiões em que difundir uma informação falsa ou ocultar a verdadeira deu origem a acontecimentos decisivos que determinaram o rumo da história.

fake news unicornio palacio farnesio 0e71d330

Palácio Farnesio

1 / 20

OS UNICÓRNIOS E O SEU CORNO MÁGICO

O unicórnio é uma das mais famosas criaturas míticas do bestiário medieval. Este cavalo lendário possuía um corno que, supostamente, podia curar todas as doenças e conceder a vida eterna. Supostos cornos de unicórnio circularam durante séculos, mas, na verdade, eram cornos de narval e de morsa, trazidos por mercadores nórdicos.

fake news paul mccartney national archief 0efebb4d 230916170236

National Archief

2 / 20

O ALEGADO DUPLO DE PAUL MCCARTNEY

Em 1969, surgiu um mito urbano, segundo o qual Paul McCartney, membro dos Beatles, morrera e fora substituídos por um duplo. O boato surgiu após uma chamada telefónica para uma estação de rádio do estado de Michigan, nos EUA, afirmando que McCartney morrera num acidente e descontrolou-se quando as pessoas começaram a procurar supostas provas, como a sua voz soar um pouco diferente nos álbuns posteriores a essa data. No entanto, este mito urbano nunca foi provado.

fake news piedra filosofal museo de derby cc9d8acb

3 / 20

A PEDRA FILOSOFAL

Já na Antiguidade, mas sobretudo na Idade Média e Moderna, começou a investigar-se uma disciplina chamada alquimia, precursora da química. A alquimia centrava se na transmutação dos metais e estudava como transformá-los. Um dos seus principais objectivos era alcançar a chamada Pedra Filosofal, uma substância que se acreditava conseguir transformar qualquer metal em ouro e até conceder vida eterna a quem a possuísse.

fake news maine national museum of the us army 6c76963e 230916170013

4 / 20

O NAUFRÁGIO DO MAINE

A 15 de Fevereiro de 1898, o navio de guerra norte-americano USS Maine afundou-se no porto de La Habana devido a uma explosão que causou a morte de três quartos da tripulação. Embora tenha sido, supostamente, um acidente, a imprensa sensacionalista dos EUA afirmou que fora um atentado dos espanhóis, incitando a opinião pública à guerra contra Espanha. Ainda hoje não se sabe o que aconteceu ao Maine: alguns continuam a dizer que foi um acidente, outros falam num ataque ou até num atentado de falsa bandeira para justificar a guerra.

fake news ana bolena museo rolin 0173d4e9 230916165945

Museu Rolin

5 / 20

A EXECUÇÃO DE ANA BOLENA

Henrique VIII de Inglaterra era um homem que levava muito a sério os cortes com as suas esposas – de tal ordem que lhes cortava a cabeça, se fosse necessário. Foi o que aconteceu a Ana Bolena, que foi levado ao cadafalso sob a acusação de ter dormido com o seu próprio irmão. Nunca foi apresentada qualquer prova concreta de tal acusação, mas qualquer pessoa que se atrevesse a tomar o partido de Ana Bolena corria o risco de sofrer a mesma sorte.

1 invasion polonia hans sonnke 234e94de 230916170124

Hans Sönnke

6 / 20

A MENSAGEM FALSA QUE DESENCANDEOU A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Na noite de 31 de Agosto de 1939, um grupo de soldados alemães da Wehrmacht atacaram uma estação de rádio em Gleiwitz, uma cidade na fronteira com a Polónia. Disfarçados com uniformes do exército polaco, mataram alguns homens e difundiram uma mensagem antigermânica em polaco. Foi um ataque organizado pelo próprio Hitler para justificar a invasão do país, algo que fez algumas horas mais tarde, dando início à Segunda Guerra Mundial.

fake news teutoburgo arminia 27648bfd 230916165759

Arminia

7 / 20

O MASSACRE DA FLORESTA DE TEUTOBURGO

Em 9 d.C. três legiões romanas foram massacradas na floresta de Teutoburgo, na Alemanha. O responsável foi Armínio, um oficial auxiliar de origem germânica que convenceu o governador Varo a conduzir as suas tropas até uma armadilha usando uma informação falsa. O massacre de Teutoburgo foi um golpe duro para o moral do imperador Augusto, que renunciou aos seus planos de expandir os domínios romanos até ao rio Elba e consolidar a romanização da Germânia.

31 nessie marmadarundeuke arundel wetherell 086100b8 230916170107

Marmaduke Arundel Wetherell

8 / 20

A PRIMEIRA "FOTOGRAFIA" DA NESSIE

Em 1934, foi tirada uma fotografia que, alegadamente, retratava o monstro do Lago Ness e que desencadeou a “Nessiemania” ao ser publicada em jornais de todo o mundo. Mais tarde, o neto de Marmaduke Wetherell, um dos homens que, supostamente, vira Nessie, revelou que a fotografia era falsa e que fora criada colocando uma serpente a fingir em cima de um submarino de brincar. Mas a imagem já correra mundo e, ainda hoje, muitos ainda procuram o monstro do Lago Ness.

fake news caballo de troya national gallery londres 5205a7f4 230916165710

National Gallery, Londres

9 / 20

O CAVALO DE TRÓIA

Embora se trate de um episódio lendário, não se pode falar em fake news sem mencionar a mais famosa da Grécia Antiga: o cavalo de madeira idealizado pelo engenhoso Ulisses para levar os troianos a abrir as portas da sua inexpugnável cidade. A queda de Tróia, embora envolta em inúmeras camadas de lenda, foi uma inspiração para conquistadores de todas as épocas posteriores, que aprenderam com o rei de Ítaca que o engano é a arma mais poderosa de todas.

fake news mata hari archivo bettmann 0e848365 230916170053

Archivo Bettmann

10 / 20

MATA HARI, NEM PRINCESA NEM ESPIA

O nome de Mata Hari é sinónimo de espia, mas, na verdade, esta mulher foi vítima da sua própria fama. Chegou a Paris fugindo de um marido alcoólico e começou a trabalhar como bailarina fazendo-se passar por uma princesa da ilha de Java. Em seguida, tornou-se acompanhante e amante das personagens mais ricas e poderosas que frequentavam a capital francesa. Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, ambos os lados quiseram recrutá-la como espia e isso foi a sua perdição: embora tenha obtido pouco mais do que boatos e notícias pouco relevantes, os franceses executaram-na por alegados trabalhos de espionagem.

fake news reyes catolicos convento de las agustinas 59f755f2 230916165924

Convento de las Agustinas

11 / 20

O CASAMENTO “ILEGAL” DOS REIS CATÓLICOS

O casamento entre Fernando de Aragão e Isabel de Castela foi o ponto de partida para o aparecimento de uma coroa hispânica unificada. Contudo, este casamento era, teoricamente, ilegal pois os monarcas eram primos próximos e o seu matrimónio era proibido pela igreja. Só conseguiram casar-se porque Rodrigo Bórgia, o astuto cardeal que um dia se tornaria papa, falsificou uma bula papal autorizando-o.

fake news calavera de cristal museo britanico 375b80b6

Museu Britânico

12 / 20

AS MISTERIOSAS CAVEIRAS DE CRISTAL

Uma das falsificações mais famosas da história foi um conjunto de caveiras esculpidas em cristal que apareceu em finais do século XIX nas mãos de um comerciante de arte, que tentou vendê-las a vários coleccionadores e museus, afirmando que eram relíquias maias ou astecas. No entanto, investigações posteriores demonstraram que eram falsificações feitas com ferramentas de joalharia e que tinham poucas décadas de idade.

fake news guerra de los mundos acme telephoto f4dea5e4

Acme Telephoto

13 / 20

A “GUERRA DOS MUNDOS”

A 30 de Outubro de 1938, o realizador de cinema Orson Welles emitiu uma adaptação radiofónica do romance A Guerra dos Mundos, simulando a narração em tempo real de uma invasão alienígena em New Jersey. O programa gerou pânico entre milhares de ouvintes que sintonizaram a emissão após o início do programa e não perceberam que se tratava de ficção. Há relatos de pessoas que fugiram das suas casas ou que se prepararam para enfrentar os supostos invasores.

fake news alejandro magno museo britanico 2085a31c 230916165727

Museu Britânico

14 / 20

A ASCENDÊNCIA DIVINA DE ALEXANDRE MAGNO

O conquistador macedónio Alexandre Magno teve uma relação complicada com o pai, o rei Filipe. Um dia, a sua mãe, a rainha Olímpia, decidiu revelar-lhe que, na verdade, o seu pai era o deus Zeus, incutindo-lhe a crença no seu destino divino, que o acompanhou ao longo de toda a sua vida. Esta convicção foi reforçada quando, durante a conquista do Egipto, o oráculo de Amón, em Siwa, lhe confirmou que o seu pai era um deus. Teria alcançado tudo o que conseguiu alcançar se tivesse acreditado que era um mero mortal?

fake news hitler servicio secreto de los estados unidos 0aa1e270 230916170157

Serviço Secreto dos EUA

15 / 20

HITLER E A SUA SUPOSTA FUGA PARA A ARGENTINA

Durante muito tempo após a Segunda Guerra Mundial, circulou o rumor de que Adolf Hitler simulara o seu suicídio e escapara para a Argentina, onde continuava a viver. Esta teoria, inicialmente apoiada pelos últimos defensores acérrimos do Terceiro Reich, foi acalentada por alguns aos funcionários da URSS – diz-se que, inclusivamente, pelo próprio Estaline – para manter vivo o medo do fascismo e perdurou devido ao facto de não existir um cadáver identificado de Hitler. Chegaram a divulgar fotografias que seriam, alegadamente, do antigo ditador. Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que Hitler acabou os seus dias na Argentina.

fake news kongming museo del palacio beijing 325529fa 230916165742

Museu do Palácio, Pequim

16 / 20

KONGMING, O ESTRATEGA MESTRE DO ENGANO

Zuge Liang, conhecido pelo apelido de Kongming, foi um estratega chinês que viveu entre os séculos II e III, uma época que que o poder era disputado por diversos senhores. Tornou-se famoso pelos seus ardis, que recorriam frequentemente ao logro e graças aos quais conseguiu vitórias em situações impossíveis, como enviar barcos com bonecos disfarçados de soldados para os inimigos dispararem flechas e assim conseguir munições à custa do adversário. Serviu fielmente o seu senhor, Liu Bei, mas morreu em 234 no campo de batalha, vítima de doença.

fake news odoacro norexqo e2ec400e

Norexqo

17 / 20

A PROMESSA NÃO CUMPRIDA QUE DESTRUIU O IMPÉRIO ROMANO

Apesar da desconfiança que os romanos sentiam em relação aos “bárbaros”, a verdade é que muitos eram guerreiros formidáveis, sem os quais o Império não conseguia defender as suas fronteiras. Em troca dos seus serviços, foram-lhes prometidas terras e o estatuto de romanos – promessas reiteradamente não cumpridas. Por fim, as tribos bárbaras fartaram-se, decidiram tomar à força aquilo que acreditavam ter ganho e o processo acabou por causar a desintegração do Império Romano do Ocidente.

fake news sirenas daderot bcfff85e 230916165912

Daderot

18 / 20

AS FALSAS SEREIAS

Outras criaturas lendárias que se tornaram famosas foram as sereias, supostas mulheres com cauda de peixe. Na Idade Moderna, até chegaram a aparecer em gabinetes de curiosidades espécimenes dissecados de supostas sereias, que na verdade tinham sido fabricados juntando corpos de macacos e peixes.

fake news anastasia library of congress 8a2d9d09 230916170042

Library of Congress

19 / 20

A ÚLTIMA PRINCESA ROMANOV

Após a execução do czar Nicolau II e da sua família, durante a Revolução Russa, os seus corpos foram enterrados num local que permaneceu secreto durante muitos anos. Isto fez com que, ao longo das décadas seguintes, aparecessem várias mulheres que afirmavam ser Anastácia, a filha mais nova dos czares e última descendente dos Romanov. No entanto, após a queda da URSS, foi revelado o lugar onde a família real tinha sido enterrada e puderam realizar-se análises de ADN às alegadas princesas: todas se revelaram fraudes.

fake news collar maria antonieta chateau de breteuil ceeb5f95 230916165959

Château de Breteuil

20 / 20

O ESCÂNDALO DO COLAR DE DIAMANTES DE MARIA ANTONIETA

Em 1785, uma mulher chamada Jeanne Valois de La Motte apresentou-se ao cardeal Louis de Rohan como uma parente distante da rainha Maria Antonieta e pediu-lhe ajuda para adquirir um colar de diamantes, supostamente a pedido da rainha. No entanto, tratava-se de uma vigarista: embora a trama tenha sido descoberta e a responsável condenada, o escândalo deu mais um golpe na imagem pública de Maria Antonieta, que muitos consideraram implicada na fraude e acusaram-na de continuar a comprar jóias enquanto o povo morria de fome.