Artigos publicados por "Luís Ferreira"
Nos últimos anos, o cagarro foi objecto de dezenas de publicações científicas. Hoje, conhece-se muito mais sobre esta ave marinha incrível. Mas ainda há lacunas sobre o que faz a partir do momento em que abandona o ninho e parte em aventuras oceânicas.
A oeste da Selvagem Pequena, nas ilhas Selvagens (o território mais meridional de Portugal), o ilhéu de Fora é uma formação invulgar, na medida em que pode duplicar a área de superfície, consoante a maré.
No ponto mais meridional de Portugal Continental, existe uma colónia da gaivota mais ameaçada da Europa. Eis um equilíbrio difícil entre a conservação, o turismo e o futuro das pescas.
Sobrevoado a baixa altitude, o EVOA, em Vila Franca de Xira, revela a interligação delicada dos seus múltiplos canais aquáticos.
A sul do Tejo, os densos bosques de sobreiros e azinheiras deram ancestralmente lugar aos montados, sistemas agrossilvopastoris extensivos que se constituem como um dos habitats humanizados mais biodiversificados do mundo.
Esta perspectiva aérea do nó do Carregado salienta as sete passagens inferiores, as duas passagens superiores e os 21 viadutos da obra rodoviária mais complexa de Portugal.
Do céu, a maior central solar do país, instalada no concelho de Alcoutim, é uma visão perturbadora do futuro.
Uma das poucas espécies que nidifica em Portugal continental, nos Açores e na Madeira, regressa, uma vez por ano, à mesma ilha, ao mesmo ninho e à mesma parceira, como uma família emigrante sempre ciosa das suas raízes.
Uma ave com memória de elefante tornou-se o emblema da conservação da natureza na Madeira.
A saga científica e administrativa deste icónico Monumento Nacional alentejano, que continua, 53 anos depois da sua descoberta, à espera do alinhamento astral que o liberte da filigrana burocrática.