Artigos publicados por "John Stanmeyer"
O que nos ensina uma caminhada pelo mundo sobre a maneira como vivemos no nosso século conturbado?
Como é característico em praticamente todo o continente africano, onde há água, há camelos e tratadores. O espaço para a vida seminómada tradicional tem diminuído. O rio Awash, na Etiópia, foi travado por um muro no âmbito de um projecto para transformar sectores do deserto em plantações de cana-de-açúcar.
O massacre de há um século ainda assombra a Turquia e a Arménia.
Paul Salopek é um dos primeiros viajantes dos últimos cem anos a atravessar o deserto de Hejaz, na Arábia Saudita.
Reconstituindo o percurso da humanidade desde o primeiro êxodo de África, Paul Salopek escreve uma história para memória futura: as migrações em massa que levam milhões de pessoas a partir em busca de um lugar melhor.
Estamos programados para nos distinguirmos dos outros e favorecermos o nosso grupo de pertença. Poderá a ciência descobrir uma solução?
Uma caminhada de 2.400 quilómetros ao longo da Rota da Seda evoca o tempo em que o mundo se ligava através da Ásia Central.
Paul Salopek é um dos primeiros viajantes dos últimos cem anos a atravessar o deserto de Hejaz, na Arábia Saudita. O aventureiro encontra um passado lendário de caravanas e peregrinos, de impérios que emergem e esmorecem.
Milhões de sírios fogem da guerra civil e geram uma crise sem precedentes. A incerteza paira, como uma tempestade, sobre os sírios que fugiram para a Turquia. O conflito que grassa no seu país pode arrastar-se durante anos, restando aos refugiados interrogar-se sobre quando lhes será possível regressar… se é que isso acontecerá.
Cristãos árabes da Jordânia deslocam-se até uma cruz ao longo da festa da semana da Epifania, junto das margens do rio Jordão.
O mercado central da cidade de Djibuti é completamente frenético. Os autocarros trazem migrantes que, numa geração, deixaram de ser pastores pré-modernos, transformando-se em trabalhadores ambiciosos nesta cidade com 500 mil habitantes.
A Jornada do Homem – Parte Quatro: Milhões de sírios fogem da guerra civil e geram uma crise sem precedentes.