Artigos publicados por "João Cosme"
Na década de 1970, a águia-imperial, uma espécie endémica da Península Ibérica, já não nidificava em Portugal, mas a espécie tem vindo a recuperar.
A andorinha-das-chaminés volta a Portugal em Janeiro, como um parente que vive no estrangeiro e regressa no Inverno.
Perfeitamente adaptado aos ambientes fluviais, este melro-d’água emerge da cascata em que fez a postura, na fronteira entre o Norte e o Centro do país.
Entre os rios Douro e Vouga, nas montanhas mágicas das serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, uma pequena espécie passeriforme é acompanhada quase diariamente por um fotógrafo.
No Alto Minho, uma população de lobos é estudada há quase duas décadas. Esta é a história de um predador e da sua difícil adaptação ao século XXI.
O município de Arouca venceu o Prémio Geoconservação deste ano, tornando-se o primeiro a vencer pela segunda vez este galardão atribuído pelo grupo português da Progeo e pela revista National Geographic ao município que mais promove a geoconservação em Portugal.
O sítio da Rede Natura 2000 serras da Freita e Arada (aqui na imagem) ilustra bem a teia de relações entre o clima e o relevo, entre a geologia e a biodiversidade.