Artigos publicados por "António Cunha"
O maior segmento do mosaico encontrado integraria uma das capelas do complexo religioso paleocristão de Mértola. A figuração, a técnica construtiva e o contexto tornam-no único em Portugal.
É a maior colecção do mundo de lucernas romanas. Terá integrado um grande santuário religioso em Santa Bárbara de Padrões (Castro Verde). Um arqueólogo sonha com o dia em que poderá prosseguir a escavação.
Numa das estações arqueológicas de Castro Verde, designada por Neves I, foram recolhidas na década de 1980 pelo autor e por Maria Maia duas peças em que é nítida a influência das culturas do Mediterrâneo sobre as sociedades desta região.
Há mais de 2.500 anos, um estranha forma de escrita era utilizada no Sudoeste da Península Ibérica, longe das cidades litorais mais influenciadas pelas culturas estrangeiras. Quem seriam estes escribas?
O Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira acolhe um vasto e diversificado espólio arqueológico de época islâmica procedente de intervenções realizadas em vários locais.
Seria tão ou mais imponente do que o templo de Évora. E há toda uma rede de edifícios, nas imediações, que o envolvem. Um deles, com uma sapata de três metros de altura, expressa bem a dimensão simbólica do local.
Uma escavação arqueológica revelou indícios do passado glorioso de Mértola, documentando uma viagem ao tempo de um novo culto romano na vila.
A escrita do Sudoeste é um dos mais antigos sistemas de signos conhecidos na Península Ibérica. Estão documentados artefac
tos com signos desta escrita desde o século VII a.C. até ao século V a.C.