Visões da Terra: de Portugal à Austrália

Um dragão-do-mar, um "vulcão verde" e uma floresta de laminárias. Deixe-se deslumbrar pelas cores, texturas e formas da natureza.

Actualizado a

Vulcao Santa Barbara
Paulo Henrique Silva

Em Portugal ou na distante Austrália não nos faltam exemplos de visões da Terra incríveis. Estas imagens captadas no Baleal, na Terceira e na baía de Jervis lembram-nos que, debaixo de água ou em terra, o mundo que nos parece muitas vezes monótono e quase indistinto está repleto de vida e acção, "estórias" e história. Saibamos nós olhá-lo com a atenção devida. 

Um dragão-do-mar avança pelo fundo marinho na baía de Jervis, no Sudeste do país.

Moment / Getty Imagens

1 / 3

1. Austrália: Não, não é um cavalo-marinho

Um dragão-do-mar avança pelo fundo marinho na baía de Jervis, no Sudeste do país. Estes peixes são estreitamente aparentados com os cavalos-marinhos, com os quais partilham muitas características, como o focinho alongado ou as mandíbulas fundidas.

Vulcao Santa Barbara

Paulo Henrique Silva

2 / 3

2. Terceira, Portugal: Um vulcão que é um pulmão verde

Com cerca 13 quilómetros de diâmetro, o vulcão de Santa Bárbara é o maior da ilha Terceira e um dos maiores dos Açores, mas não é só o seu interesse geológico que prevalece. Nas áreas de maior altitude, escondem-se  
as últimas manchas  
da floresta laurissilva  
do arquipélago.

Uma exuberante floresta de laminárias ergue-se nas águas costeiras da ilha do Baleal, no final do Verão.

Nuno Vasco Rodrigues

3 / 3

3. Baleal, Portugal: Uma floresta de algas

Uma exuberante floresta de laminárias ergue-se nas águas costeiras da ilha do Baleal (a três quilómetros da cidade de Peniche) no final do Verão. Por norma, estas algas formam habitats extremamente ricos, albergando abundante biodiversidade marinha e atraindo mergulhadores curiosos.