Visões da Terra: De Madagáscar a Marte

Madagáscar, Egipto e Marte encontram-se numa galeria de fotografias que alimentam a nossa curiosidade. Afinal, que Terra é esta, e que Marte é aquele?

Actualizado a

NPL 1672732 1
PETE OXFORD / NPL / AGEFOTOSTOCK

Do Mar ao Planeta Vermelho, ou de uma estrela com pés multitask a uma mesa de sedimentos que nos informam sobre o passado. Em Madagáscar, uma janela aberta revela-nos uma máscara feita de pasta... de madeira. As nossas "Visões da Terra" podem levar-nos longe. É só deixarmo-nos ir. 

Egipto: Uma estrela do Mar Vermelho

ISTOCK

1 / 3

1. Egipto: Uma estrela do Mar Vermelho

Uma estrela-do-mar avança pelo leito do mar Vermelho. Os pés ambulacrários, comuns à grande maioria dos equinodermes, não servem apenas para se deslocarem. Também são usados para abrir as conchas das amêijoas e de outros bivalves de que se alimentam.

PIA24946 1

várias fases geológicas. NASA / JPL-CALTECH / UNIVERSIDADE DE ARIZONA

2 / 3

2. Marte: Sedimentos de história

Para estudar o passado do Planeta Vermelho, é essencial compreender os 
estratos dos sedimentos. Nesta imagem da região de Arabia Terra, detecta-se uma mesa erodida formada por camadas sedimentares depositadas ao longo de várias fases geológicas.

NPL 1672732 1

PETE OXFORD / NPL / AGEFOTOSTOCK

3 / 3

3. Madagáscar: Uma máscara multi-funções

Esta mulher malgache cobre o rosto com masonjoany, uma máscara facial típica  deste país africano feita com pasta de madeira de sândalo. Além do  uso como maquilhagem, tem utilidade como protector solar e remédio natural contra  as imperfeições da pele.

Adaptação da rubrica "Visões" da edição de Outubro da National Geographic, já nas bancas.