Visões da Terra
Edições Mensais National Geographic
Visões da Terra: Devastação
Estamos em apuros. O nosso consumo irresponsável e a exploração excessiva de recursos tornaram o mundo um lugar mais mortal para nós e para a restante vida na terra.
Actualizado a
REVÉS NUCLEAR Um turista em Chernobyl, na Ucrânia, enverga uma máscara de gás para tirar perto da selfie uma estrutura de contenção em redor do reactor nuclear que explodiu em 1986. A radiação (revelada nesta imagem composta por fotografia e imagem por espectrómetro de radiação gama) ainda emana dos materiais contaminados, mas as breves visitas ao local são seguras. O episódio de Chernobyl ajudou a reduzir as perspectivas futuras da energia nuclear, uma fonte de energia livre de carbono.
Estamos em apuros.
O nosso consumo irresponsável e a exploração excessiva de recursos tornaram o mundo um lugar mais mortal para nós e para a restante vida na terra.
AMEAÇA PLÁSTICA Um cardume nada em torno de um saco de plástico perto de Taiwan. Estima-se que 8,8 milhões de toneladas de resíduos plásticos entrem no oceano anualmente, matando milhões de animais marinhos.
PIORES INCÊNDIOS Homens esquivam-se de fagulhas enquanto tentam salvar uma casa na Califórnia, durante um incêndio de 2017. Foi o maior incêndio do estado mas o recorde durou pouco: foi ultrapassado por um incêndio no Verão de 2018. Na Califórnia e noutras regiões, o clima mais quente e seco alimenta incêndios cada vez maiores.
PERDER O LUGAR A imagem de um jaguar é projectada numa cerca ao longo da fronteira entre os EUA e o México. É o esforço do fotógrafo para chamar a atenção para o modo como as barreiras podem prejudicar a vida selvagem, bloqueando o acesso aos habitats. Um quarto de todos os mamíferos está ameaçado de extinção.