Seleccionámos este mês quatro imagens afixadas pelos leitores no grupo português de discussão da revista no Facebook. Participe também.
Esta é a primeira imagem da rubrica A Sua Foto de Outubro, captada por Zé Manel, fotógrafo de Coimbra. Os incêndios flagelaram a zona Centro do país este ano, um dos piores de sempre nesse capítulo desde que há registos. Sem televisão, nem Internet e com a electricidade regularmente interrompida, o autor decidiu seguir em direcção a Coimbra. No Alto das Chãs, deparou com esta panorâmica assustadora. Pensou: "Se o inferno existir, terá de ser parecido com isto."
A segunda imagem da rubrica A Sua Foto foi captada por Luís Godinho, de Angra do Heroísmo. Na fajã de Santo Cristo, na ilha açoriana de São Jorge, território classificado como Reserva da Biosfera e integrado no Geoparque Açores, encontram-se vários burros domesticados que fazem as delícias dos caminhantes. O fotógrafo tentou este animal com uma folha de milho e ficou “deleitado com as caretas que ele fazia para tentar chegar à folha. Peguei na máquina e disparei”.
As tempestades de Verão podem descarregar muita energia acumulada, criando verdadeiros espectáculos de electricidade e água. Entre Serpa e Beja, o fotógrafo João P. Santos foi presenciando a formação de uma célula de tempestade nos céus, que trazia consigo forte precipitação e muita actividade eléctrica. “É um momento raro no interior do Baixo Alentejo”, conta. A posição do figurante conferiu escala à composição.
Esta imagem, de Nuno Sousa, foi igualmente seleccionada na rubrica A Sua foto. O acesso à ilha da Morraceira na Figueira da Foz, em pleno estuário do Mondego, é feito por uma estreita estrada a partir da ponte sobre o rio. A motivação do fotógrafo era a recolha de imagens de flamingos, mas o acaso por vezes modifica o planeamento. O alinhamento do astro com os montes de sal produziu uma composição inspiradora, reforçando o “contraste entre o branco dos montes de sal e o amarelo torrado do Sol”, explica o autor.