Esta extraordinária imagem captada por Luís Ferreira resulta do trabalho do fotógrafo que calcorreou Trás-os-Montes em busca de vestígios ancestrais das festas pagãs que perduram na cultura local. Esta fotografia foi captada na festa da Cabra e do Canhoto.
Paulo Marta, de Vila do Conde, capturou este momento no estuário do rio Cávado, em pleno Parque Natural do Litoral Norte, uma preciosa área protegida que alberga um sistema dunar sem paralelo na costa portuguesa. Foi aqui, numa área rica em avifauna, que Paulo Marta conseguiu fotografar a graciosidade de uma garça-real "caminhando" sobre a água.
Armindo Alves planeara uma campanha fotográfica nas paisagens escocesas em redor de Inverness em busca de aves de rapina, mas estas decidiram não "colaborar" — são os imponderáveis da fotografia de vida selvagem. Este magnífico chapim-real, imobilizado em pleno voo, "acabou por ser o prémio da minha saída de campo", conta o autor.
Miguel Pereira, de Setúbal, é o autor da segunda imagem deste mês da secção "A sua Foto, Tudo começou com uma ocasional saída de campo em busca de paisagens que são férteis no Alto Alentejo. Em Arraiolos, o olhar do fotógrafo foi atraído pelo inusual castelo redondo e procurou captar uma perspectiva inédita. Encontrou-a, já na descida, quando a palha vergada pelo vento deu-lhe a oportunidade que procurava.