Podem não ser “As Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley, mas este cenário não muito diferente foi também motivo de inspiração de Lord Byron que, em 1809, passou duas semanas na serra de Sintra. Carlos Duarte, de São Domingos de Rana, apercebeu-se que um denso manto de bruma, vindo lentamente do oceano, invadia a serra e captou esta fantástica imagem.

Paulo Henrique Silva, de Angra do Heroísmo, registou o momento em que o espeleólogo Fernando Pereira, de 58 anos, desce em rappel sobre esta espessa camada de basalto que resulta de uma disjunção prismática – a rocha dos Bordões, na ilha das Flores. A descida resultou de uma campanha de limpeza do monumento natural promovida pelo Governo Regional dos Açores. Curiosamente, já fora o grupo Os Montanheiros que desenvolvera acções de limpeza na rocha dos Bordões em 1995 e Fernando Pereira também participou.

No âmbito das comemoração dos seus 500 anos, foi projectada na Torre de Belém em Lisboa uma animação intitulada “O Cubo”. Atento ao momento, Ricardo Ramos, de Queluz, captou esta imagem quase fantasmagórica do ex-líbris lisboeta. Parabéns ao autor por este momento a preto e branco.

Paulo Chaves, de Tarouca, aproveitou os reflexos da pedra molhada pela chuva e captou esta imagem incrível do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego. Iluminado com tecnologia LED, configura uma silhueta única entre os monumentos portugueses.