As muitas cores das cobras

As muitas cores das cobras

Num matadouro em Kertasura, na Indonésia, cobras mortas são enroladas antes de serem vendidas como alimento ou fármaco tradicional. O abate dos répteis complementa o parco rendimento local e alimenta o comércio milionário de cobras.

Nurcholis Anhari Lubis (fotografias), Getty Images (fotografias)

Grilo atacado por parasitas

Grilo atacado por parasitas

O grilo perde vontade própria e entrega a vida ao nematomorfo. As larvas do parasita infiltram-se no grilo quando este ingere insectos mortos e crescem no seu interior. O grilo é terrestre, mas a fase adulta do ciclo de vida do verme desenrola-se na água. Por isso, quando o verme está pronto para emergir, altera o cérebro do hospedeiro, incitando o grilo a abandonar a segurança da terra num salto suicida para o corpo de água mais próximo. Quando o grilo se afoga, emerge um verme adulto, por vezes com 30 centímetros de comprimento.  

Ben Hanelt (fotografias)

Véu cerimonial

Véu cerimonial

Na aldeia de Sanabis, um subúrbio da capital Manama, no Bahrein, duas meninas xiitas participam numa cerimónia ashura. 

Mohammed Al-Shaikh (fotografias), AFP (fotografias)

Devoção a Nero

Devoção a Nero

Nero era um populista amante do espectáculo, atributo que perdura no lutador Alessio “Legionarius” Sakara, profusamente tatuado com símbolos do Império Romano. 

Alex Majoli (fotografias)

Nas grutas gigantes da China

Nas grutas gigantes da China

Os turistas descem o rio Poxin a partir do troço em que este emerge das profundezas. O rio foi integrado num extenso geopark que também inclui Dashiwei Tiankeng, uma gruta colapsada com 610 metros de profundidade.

Carsten Peter

Polónia rural... e festiva

Polónia rural... e festiva

A caminho da colheita em Policzna, na Polónia, uma mulher, o seu neto e uma voluntária envergando uma cabeça de cavalo viajam de carroça durante as actividades de promoção de um festival itinerante. O adereço foi ignorado pelos agricultores, mais preocupados com a safra.

Tomasz Tomaszewski (fotografias)

Foco das atenções

Foco das atenções

Nas comemorações do 60.º aniversário da coroação da rainha Isabel II, o vestido da princesa Ana concentra todos os olhares no Palácio de Buckingham, na Inglaterra. À data da cerimónia, a princesa tinha quase 3 anos de idade e foi considerada demasiado jovem para participar.

AP Images (fotografias), Lefteris Pitarakis (fotografias)

Esforço em vão

Esforço em vão

A cabeça de um esquilo espreita através da abertura de uma tampa de esgoto, em Isern-Hagen.

Polícia de Hannover (fotografias), AP Images (fotografias)

Resistência ao passar dos anos

Resistência ao passar dos anos

Rochas pré-câmbricas com mil milhões de anos formam as paredes do lago Western Brook, uma massa de águas transparentes no Parque Nacional de Gros Morne, no Canadá.

Jennifer Hayes (fotografias)

A queda de um anjo

A queda de um anjo

Durante o festival da Descida do Anjo em Peñafiel, Espanha, Pablo Leal Requejo, de 7 anos, “voa” em direcção à Virgem Maria para lhe retirar o véu do luto. Esta celebração pascal pode ter evoluído a partir de representações teatrais medievais.

AP Images (fotografias), Daniel Ochoa de Olza (fotografias)

Banho de História

Banho de História

Em Mostar, na Bósnia-Herzegovina, um concorrente mergulha da Ponte Velha para o rio Neretva segurando tochas acesas. Esta ponte com 24 metros de altura, classificada como Património Mundial, data de 1566, foi destruída pela guerra em 1993 e reaberta em 2004.

Dado Ruvic (fotografias), Reuters (fotografias)

Europa em Moçambique

Europa em Moçambique

Poucos mergulhadores já exploraram os recifes em redor de Europa, nesta zona do canal de Moçambique conhecida pelos seus enormes remoinhos, correntes ascendentes repletas de nutrientes produtivos, correntes sinuosas e uma rebentação espectacular. 

Thomas P. Peschak

Uma nova modalidade

Uma nova modalidade

Trezentas pessoas por mês deslocam-se até às dunas do deserto perto de Swakopmund, na Namíbia, para praticar a recente modalidade de “sandboard”. Segundo os fãs, a areia é mais lenta do que a neve, mas muito mais suave quando se cai.

Thomas Dressler (fotografias)

Cárpatos em festa

Cárpatos em festa

Homens envergando trajes folclóricos e máscaras vão de casa em casa, brincando durante o Melanka, uma festa popular comemorada a 13 de Janeiro, a véspera de Ano Novo segundo o calendário juliano. Estes foliões vivem em Kosmach, uma aldeia no planalto dos Cárpatos, na Ucrânia.

Gera Artemova (fotografias), Anzenberger (fotografias)

Fogo benigno

Fogo benigno

Uma queimada controlada em West Burrafirth, nas ilhas Shetland, no Reino Unido, lança fumo para a atmosfera. Este processo de renovação vegetal elimina as plantas mais velhas, melhora as condições de pasto e cria habitat para espécies selvagens.

Charlie Hamilton James

Em busca de tornados

Em busca de tornados

Motivado pela beleza crua de uma supercélula, o cientista Paul Samaras filma-a, de pé sobre a capota do seu veículo. Carl Young (ao centro) e Tim Samaras documentam também a tempestade, perto de Kingfisher, em Março de 2012. A equipa percorria frequentemente 800 quilómetros para estar no sítio certo à hora certa.

Carsten Peter

Postal de Inverno

Postal de Inverno

Ao nível do solo, era só uma fila de esquiadores ávidos de entrar no elevador da estância de Czarna Góra, na Polónia. Vistos do ar, pareciam pinceladas de cor sobre uma tela branca. O fotógrafo pretende “mostrar momentos do quotidiano de forma abstracta”.

Kacper Kowalski (fotografias), Panos Pictures (fotografias)

Versão Pólo Sul em Chicago

Versão Pólo Sul em Chicago

A doca de carga de um armazém de Chicago, nos Estados Unidos,  parecia o Pólo Sul após o incêndio de 23 de Janeiro de 2013. Combinada com a baixa temperatura, a água das mangueiras dos bombeiros transformou-se numa estranha escultura de gelo.

Scott Olson (fotografias), Getty Images (fotografias)

Origens do esqui

Origens do esqui

Um veado enlaçado debate-se depois de Serik demonstrar a técnica ancestral de captura de animais selvagens em neve funda. A China proíbe a caça ao veado e, por isso, o animal foi libertado. 

Jonas Bendiksen (fotografias)

Brisa porto-riquenha

Brisa porto-riquenha

A brisa agita os folhos dos pequenos vestidos a secar num estendal de Utuado, uma cidade de montanha no coração rural da ilha de Porto Rico

Amy Toensing (fotografias)

Antárctida em tempo incerto

Antárctida em tempo incerto

A Antárctida Oriental parece bastante estável. No entanto, há sectores do manto de gelo da Antárctida Ocidental minados pelo oceano em aquecimento. O seu futuro, tal como o da Gronelândia, é incerto. 

George Steinmetz (fotografias)

Vesta não é vasta

Vesta não é vasta

Vesta não é um planeta, mas aguentou muitos impactes. Hoje, com quinhentos quilómetros de diâmetro, é o terceiro maior asteróide da cintura entre Marte e Júpiter. 

Órfãos à espera da mãe-natureza

Órfãos à espera da mãe-natureza

O canguru Anzac e o vombate Peggy, com cerca de cinco meses cada, estão aconchegados no Centro de Resgate de Animais Selvagens Wildabout em Kilmore. As progenitoras foram atropeladas, mas as autoridades esperam poder devolvê-los à natureza.

Rob Leeson (fotografias), Newspix/Rex USA (fotografias)

Há neve na Arada

Há neve na Arada

O sítio da Rede Natura 2000 serras da Freita e Arada (aqui na imagem) ilustra bem a teia de relações entre o clima e o relevo, entre a geologia e a biodiversidade.

João Cosme

Como a agricultura pode destruir o planeta

Como a agricultura pode destruir o planeta

Para culturas abundantes, os agricultores precisam de mais azoto do que o que está no solo. Nesta exploração do Wisconsin, as perdas de azoto por escorrência são minimizadas graças a faixas de luzerna entre o milho e a soja. 

Peter Essick (fotografias)

O bizarro mundo dos rituais

O bizarro mundo dos rituais

Transformam-se em ursos, veados e diabos. Evocam a morte, mas concedem fertilidade.

Charles Fréger (fotografias)

Blénio à espreita

Blénio à espreita

O recife Mesoamericano, na América Central, tem metade do comprimento do seu famoso homólogo australiano. Em muitos aspectos, porém, é mais extraordinário. Os corais constroem a barreira que protege os mangues e as pradarias de ervas marinhas dos domínios costeiros. A cidade de carbonato de cálcio do recife é povoada por muitas espécies, incluindo este blénio de cabeça espinhosa.

Brian Skerry

A casa do Leão de Judá

A casa do Leão de Judá

Na Beira interior, há registos de povoamentos judaicos desde o final do século XIII e indícios de povoamentos posteriores, por cristãos-novos.  

António Luís Campos

Caverna vulcânica

Caverna vulcânica

O enfurnamento em lava e a erosão esculpiram esta caverna açoriana na ilha de Santa Maria. O aspecto polido do basalto resulta do carácter vítreo da rocha e da acção da ondulação contínua. Aos poucos, microrganismos vão colonizando este ambiente.

Luís Quinta

De volta ao Sul

De volta ao Sul

Houve um tempo em que este falcão dependia da agricultura do Alentejo. Com a intensificação agrária, os biólogos tentam manter aberta a janela para um passado natural. Nesta imagem, visões como o acasalamento de peneireiros-das-torres eram cada vez mais raras na década de 1990 mas, aos poucos, a população da espécie tem vindo a recuperar no Sul de Portugal.

Ricardo Guerreiro (fotografias)

O tempo anda louco

O tempo anda louco

Chuvas torrenciais, vagas de calor sem fim, tornados sucessivos e violentos: o clima tem realmente mudado ultimamente. Evocamos aqui  o ocorrido na Madeira, onde na madrugada de 20 de Fevereiro de 2010, um volume extraordinário de precipitação provocou o transbordo de ribeiras e deslizamentos de terra na ilha da Madeira. 47 pessoas perderam a vida na pior catástrofe desde 1803 e a estimativa dos prejuízos foi superior a 1,3 mil milhões de euros.

Octávio Passos (fotografias)

Sessenta pares resistentes

Sessenta pares resistentes

Num ecossistema em mudança constante, muitas espécies animais lutam pela sobrevivência. A águia-real adapta-se à modernidade com admirável mérito. Actualmente, existem cerca de sessenta pares nidificantes da espécie em território nacional.

Luís Quinta

O garrano mostra a sua raça

O garrano mostra a sua raça

O garrano é uma das mais antigas raças de cavalos da Europa. Muito associado às serranias minhotas, é alvo agora de uma candidatura inédita a Património Nacional, que pretende sublinhar a história da raça autóctone, a sua envolvência e integração em práticas humanas tradicionais. Com origem na zona do Gerês, esta raça de cavalo foi protegida pela orografia.

João Nunes da Silva

Elogio ao mármore

Elogio ao mármore

O Japão é talvez o país onde a morte é mais cara, não só pela importância dos ritos funerários e do serviço memorial, mas também devido à falta de espaço para cemitérios, sobretudo nas grandes cidades.

Corbis (fotografias), VMI (fotografias)