Esta baleia de bossa viria a sofrer uma morte lenta, dolorosa e agonizante depois de a sua cauda ter ficado enredada em várias cordas presas a uma bóia.

Este é um reflexo do que não só os nossos oceanos, mas também o nosso planeta, estão a sofrer como resultado do egoísmo e da falta de responsabilidade do homem. "Tirar esta fotografia foi o momento mais triste que alguma vez vivi no oceano. Especialmente porque passei tanto tempo com as baleias-jubartes debaixo de água, experienciando o contacto visual, as interacções e vendo com os meus próprios olhos como são sensíveis e inteligentes", explica o autor desta imagem, o fotógrafo Álvaro Herrero López Beltrán.

"No entanto, estou 'feliz' por ter podido captar esse momento e mostrar ao mundo o que está a acontecer, o que estamos a fazer. Espero realmente que esta imagem nos consciencialize, abra os nossos olhos e nos impulsione a fazer mudanças reais".

Fotografia premiada como Melhor Fotógrafo Subaquático de Conservação do Ano e primeiro lugar na categoria: Save Our Seas Foundation no concurso: Fotógrafo Subaquático do Ano 2023.