"Sempre me perguntei como seria o céu noturno se pudéssemos ver os dois arcos da Via Láctea, o de Inverno e o de Verão, lado a lado", explica no seu site o fotógrafo Mihail Minkov, autor desta fotografia deslumbrante. "Isto é praticamente impossível, pois fazem parte de um todo e são visíveis em alturas diferentes do dia. Embora estejam separados por apenas quatro horas, este facto em si é uma raridade".

"No entanto, esta panorâmica de 360 graus com [recurso à técnica de] time blending mostra-nos como seriam. Os dois arcos da Via Láctea representam um único objecto no céu estrelado, com uma parte visível no Inverno e a outra no Verão. O arco de Inverno inclui objectos que podemos observar de Outubro a Março, principalmente associados à constelação de Orion. Por outro lado, o arco de Verão apresenta o núcleo da Via Láctea, visível de Março a Setembro, que é a parte mais característica e luminosa do céu noturno, representando o centro da nossa galáxia".

Imagem selecionada como uma das melhores fotografias da Via Láctea no concurso Milky Way Photographer of The Year 2023, organizado pela Capture from Atlas.