Pode parecer que estas duas águias-de-asa-redonda – Buteo buteo – estão prestes a dar um abraço para concluir uma educada negociação por território.

No entanto, nada poderia estar mais longe da verdade. A cena imortalizada nesta imagem da fotógrafa Larissa Rand numa floresta perto da cidade de Brabante, nos Países Baixos, representa o prelúdio de uma disputa que acabaria por envolver uma troca de bicadas, garras ao vento e a perda de uma ou duas penas por parte dos envolvidos. 

"Estes jovens bútios-comuns [outro nome para as águias-de-asa-redonda] têm de encontrar o seu próprio território e o seu lugar na floresta, mas enquanto são jovens tendem a manter-se perto do local onde nasceram, o que significa que por vezes se encontram acidentalmente", explica a autora no descritivo desta fotografia. "Na maioria das vezes, um deles simplesmente voa para longe, mas noutras situações procuram o confronto para mostrar quem é o mais forte", prossegue.

Embora o encontro pareça feroz, Rand opta por ver o lado cómico da cena: "É divertido vê-los abrir as asas, pois parecem querer abraçar-se". O encontro desta vez, no entanto, não acabará bem para um dos dois concorrentes e resultará numa negociação forçada, após a qual um deles terá de tentar a sua sorte noutro lugar.