A migração dos grous é um fenómeno natural impressionante que ocorre em várias partes do mundo, enchendo os céus com um espectáculo majestoso e cativante.

Estas aves, pertencentes à família Gruidae, são conhecidas pela sua elegância e graciosidade no voo, e a sua migração é um feito espantoso que reflecte o seu instinto de sobrevivência e adaptabilidade. Os prados do centro da Alemanha estão entre os locais escolhidos por estas aves majestosas durante as suas migrações, dirigindo-se para sul durante os meses frios de Inverno e na direcção oposta – para os seus locais de reprodução – durante o período de Verão.

Os grous migram em busca de melhores condições climatéricas e de recursos alimentares e, dependendo da espécie, as suas rotas podem cobrir milhares de quilómetros. Algumas das migrações mais importantes incluem o grou-siberiano – Leucogeranus leucogeranus – da Sibéria para a China e o Japão; o grou-canadiano – Antigone canadensis – para o sul dos Estados Unidos e o México; e o grou-comum – Grus grus (na foto) do norte da Europa para África.