Tal como muitos pinguins, os pinguins-de-barbicha  – Pygoscelis antarcticus – alimentam-se principalmente de krill, pequenos crustáceos semelhantes a camarões que perseguem frequentemente a mais de 15 metros abaixo da superfície do mar. A longa cauda desta espécie, vista nesta fotografia, ajuda-a provavelmente a fazer manobras quando nada debaixo de água.

A fotógrafa Karen Blackwood conta que, num dia de tempestade e neve, estava a percorrer uma enseada cheia de icebergues quando a água turbulenta agitou o pequeno bote de borracha. "Enquanto observava os pinguins-Gentoo a saltarem para a costa rochosa e a marcharem em direcção à sua colónia de nidificação, vi um pinguim de barbatana em pé sobre um icebergue azul coberto de neve fresca".

"Ele espreitou por cima da borda e sabia que ele ia saltar. Ajustei as definições da minha câmara para ter em conta o movimento do barco, do icebergue e do pinguim que em breve estaria no ar." "A ave saltou mesmo à minha frente e mergulhou directamente na água. Apanhei-o mesmo antes de deslizar sob as ondas e consegui uma imagem perfeita da sua forma. Tinha captado um '10 perfeito' do mergulho de um mergulhador antártico."