O flamingo-vermelho (Phoenicopterus ruber) é o segundo maior do mundo, superado apenas pelo flamingo-comum (Phoenicopterus roseus). Independentemente da espécie, todos os flamingos adultos são cor-de-rosa. Porquê?
Os flamingos nascem com penas brancas e só se tornam cor-de-rosa na idade adulta. Isto deve-se ao facto de adquirirem o pigmento necessário para fazer esta mudança através da sua dieta.
Estas aves alimentam-se de pequenos organismos aquáticos, nomeadamente Artemia salina, um crustáceo que tem pigmentos... cor-de-rosa. Quando consumidos, os flamingos metabolizam os pigmentos e acumulam-nos na sua pele e penas.
Por conseguinte, esta cor está associada nos flamingos a uma boa alimentação e a um bom estado de saúde, o que é muito atractivo no reino animal. Assim, durante a época de acasalamento, os flamingos machos tentam forjar um rosa mais intenso. Para isso, espalham nas penas um óleo que extraem da sua glândula uropígea (também conhecida por glândula de preening), que é igualmente cor-de-rosa.