Andros tem cerca de 160 quilómetros de comprimento de Norte a Sul e 70 quilómetros de Leste a Oeste no seu ponto mais largo. A ilha é em grande parte desabitada e tem extensões de terra não-urbanizada. Embora seja considerada uma única ilha, Andros é, na realidade, um arquipélago constituído por centenas de pequenas ilhotas e ilhéus ligados por estuários e pântanos, com três ilhas principais: North Andros, Mangrove Cay e South Andros.
A costa oeste da ilha apresenta muitas baías, canais e enseadas. As cores turquesa do oceano mostram águas pouco profundas, enquanto as cores azuis escuras representam o oceano profundo.
O Parque Nacional do Lado Oeste cobre a parte ocidental de Andros e inclui as suas zonas húmidas costeiras imaculadas. Com 6.000 quilómetros quadrados, é a maior área protegida da região e é um habitat privilegiado para o saguim e um importante local de alimentação para o flamingo das Índias Ocidentais, em vias de extinção.
Esta imagem foi tirada em 5 de Setembro de 2019, poucos dias depois de o poderoso furacão Dorian ter passado pelas ilhas e desencadeado o caos e a destruição. De facto, o Dorian foi considerado na altura um dos mais poderosos furacões atlânticos alguma vez registados, com tempestades, ventos e chuvas que ceifaram muitas vidas, destruíram casas e deixaram milhares de desalojados.