Uma paduana cheia de carisma

Uma galinha “não é apenas um animal que nos dá ovos”, diz o fotógrafo Alex ten Napel – tem personalidade, carisma e estilo. “Não consigo dar-lhe ordens. Tenho de ser paciente e ver como irá comportar-se sozinha”.

Actualizado a

12
Alex Ten Napel

A Associação Europeia de Criadores de Aves de Capoeira, Pombos, Aves de Gaiola, Coelhos e Caviídeos reconhece mais de uma centena de raças de galinha, desde a paduana (na imagem) à brabanter.

“Espero que as fotografias expressem que as galinhas podem ser criaturas orgulhosas e divertidas”, diz o autor de uma série de imagens de galináceos a que deu o sugestivo nome de "Da capoeira à passarelle". “[As galinhas] podem ser como ginastas ou bailarinas. A maioria das pessoas tem uma ideia limitada sobre elas.” Embora cada animal possua características diferentes, Alex ten Napel detectou padrões ao longo das suas viagens. Os galos tendem a ser grandes, visualmente impressionantes e imponentes, diz. Contudo, são as fêmeas que mais o cativaram. “Tenho um fraquinho pelas galinhas. São tão vulneráveis”, comenta. “Comovem-me de tal forma que tenho vontade de protegê-las.”