Um homem transporta um grande peixe à cabeça do antigo porto para o mercado de Hamar Weyne, em Mogadíscio, na Somália. Este mercado é um centro movimentado de venda e distribuição de produtos do mar na cidade. Situado a poucos metros do antigo porto, é um destino fundamental para os compradores locais e internacionais.

O mercado é um local vibrante e movimentado, com um fluxo constante de actividade, o que o  torna uma fonte vital de emprego e de actividade económica na cidade. Aqui, pescadores e carregadores trazem as suas capturas diárias e comerciantes e compradores negoceiam os preços dos diferentes tipos de peixe. 

A Somália é um país com uma abundância de recursos naturais, incluindo a sua costa continental com 3.330 quilómetros de comprimento. A sua localização estratégica, com acesso ao Golfo de Aden e ao Oceano Índico, torna-a um destino popular para milhões de toneladas de espécies de peixes migradores todos os anos.

Consequentemente, as águas da Somália contam com uma rica e vasta gama de espécies de peixes que sustentam as indústrias de pesca artesanal e comercial. Mas, apesar deste potencial, o sector das pescas na Somália não atingiu todo o seu potencial devido aos conflitos em curso e à falta de investimento na indústria. No entanto, as ricas zonas de pesca do país continuam a ser um recurso importante para a sua população e uma fonte potencial de crescimento económico.