Numa manhã, a lontra-euroasiáticaLutra lutra – andava a rondar as margens de um lago na Ilha de Mull, na Escócia, nadando e procurando comida, quando arrastou para terra um polvo. No entanto, o polvo não desistiu facilmente e o mamífero teve de lutar pela sua refeição quando a presa resistiu e começou a agarrar-se à lontra com os seus longos tentáculos, numa tentativa de se defender.

Greg Nicholson, o autor da fotografia, diz que chegou à ilha de manhã cedo e, depois de observar um par de águias durante um curto período de tempo, tentou localizar algumas lontras. "Após cerca de três horas de procura, finalmente avistei esta, caçando sozinha a cerca de 70 metros da costa. Passados cerca de 30 minutos, encontrou uma presa que parecia bastante maior. A lontra veio na minha direcção, enquanto eu estava camuflado nas rochas cobertas de algas, aterrando  com o polvo na costa", explica Nicholson, que embora já tivesse visto "lontras a fazer capturas significativas, principalmente peixes e caranguejos, esta foi a primeira vez que vi uma delas a caçar um polvo". 

"No início, não consegui ver a captura até que os dois começaram a lutar. A luta durou cerca de cinco minutos. Depois foram mais quatro minutos até a lontra conseguir livrar-se dos tentáculos do polvo. Depois do banquete, a lontra passou cerca de dez minutos deitada sobre as algas a limpar o pêlo e a relaxar antes de regressar à água", conclui o fotógrafo.