Pesando apenas nove quilos, a cria, uma fêmea a que foi dado o nome de Nessa, nasceu na madrugada de quarta-feira, 30 de Novembro de 2022.

O Jardim Zoológico de Chester é um dos dois únicos zoos do Reino Unido que actualmente cuidam do tapir-malaio (ou anta-malaia), uma espécie classificada como ameaçada de extinção de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza. De facto, estima-se que a população desta espécie tenha diminuído para metade nos últimos 40 anos, restando neste momento menos de 2.500 exemplares desta espécie na Malásia, Sumatra, Tailândia e Myanmar.

"Estamos muito satisfeitos por a Margery ter dado à luz uma cria saudável, um nascimento que marca um momento importante nos nossos esforços para evitar a extinção desta espécie maravilhosamente carismática, mas infelizmente ameaçada de extinção", afirmou o jardim zoológico.

"O tapir-malaio é uma espécie sob enorme pressão: os seus números caíram para níveis assustadoramente baixos, sendo a caça e a destruição do habitat as principais ameaças à sua sobrevivência. No Chester Zoo estamos a fazer tudo o que podemos para inverter esta situação e tentar traçar um futuro melhor para a espécie. A bela cria é um recém-chegado muito importante que irá acrescentar uma nova e valiosa genética ao programa europeu de reprodução de espécies ameaçadas, a partir do qual estamos a trabalhar para garantir uma população saudável destes animais".