Ave rara

Ave rara

No Norte da Austrália, a ave que dá pelo nome de casuar tem um papel fulcral na modelação da floresta tropical. Na imagem, um banquete de quandongs, o seu fruto preferido. Para comer, a ave escolhe um fruto com a extremidade do bico e depois atira a cabeça e abre o bico, deixando que o fruto deslize, inteiro, pela goela abaixo. 

Christian Ziegler (fotografias)

Os perigos do degelo

Os perigos do degelo

Em teoria, os glaciares avançam e recuam a um ritmo… glaciar. E, agora, estão mesmo a recuar. Mesmo à nossa frente. Quando James Balog fotografou pela primeira vez o glaciar Colúmbia, no Alasca, em 2006, a sua vertente recuara quase 18 quilómetros desde 1980.

James Balog (fotografias)

Caçadores de tornados

Caçadores de tornados

Tim Samaras e a sua equipa apressam-se a posicionar uma câmara de filmagem sobre o trilho de um tornado no Dakota do Sul, em 2003. A sua investigação fez avançar os nossos conhecimentos sobre os tornados. A sonda de Tim registou uma queda de 100 milibares na pressão atmosférica, a mais drástica descida captada até essa época.

Carsten Peter

Quente e frio

Quente e frio

O Parque dos Macacos Jigokudani, ou “Vale do Inferno”, no Japão, é famoso pelas suas águas termais quentes. Para os primatas aqui reunidos, o paraíso só chega quando as temperaturas são negativas.

Jasper Doest

Bulício no Djibuti

Bulício no Djibuti

O mercado central da cidade de Djibuti é completamente frenético. Os autocarros trazem migrantes que, numa geração, deixaram de ser pastores pré-modernos, transformando-se em trabalhadores ambiciosos nesta cidade com 500 mil habitantes.

John Stanmeyer

O golfo generoso

O golfo generoso

No golfo de São Lourenço, abunda tudo o que reluz, morde e flutua.. Na imagem, uma cria de foca nascida no gelo, espreita por baixo da superfície junto às ilhas Madelein, no Quebeque.

David Doubilet

A surpreendente morsa

A surpreendente morsa

É mais inteligente, perigosa e musical do que imaginávamos. Mas também protectora dos seus: na imagem, na canadiana bacia de Foxe, uma fêmea conhece a sua nova cria utilizando mais os bigodes e o focinho do que a visão, que é deficiente. A cria será amamentada durante dois anos.

Paul Nicklen

O Oeste selvagem do Canadá

O Oeste selvagem do Canadá

A bacia hidrográfica do rio Peel é rica em picos acidentados e rios entrançados. Também aloja vastas riquezas minerais, desencadeando discussões acesas sobre o seu futuro. É uma das questões mais prementes do Yukon, uma das últimas regiões bravias da América do Norte.

Paul Nicklen

Haverá vida fora da Terra?

Haverá vida fora da Terra?

A superfície congelada e fissurada de Europa, satélite natural de Júpiter, vista aqui num mosaico colorido obtido pela sonda espacial Galileu, oculta um oceano líquido que poderá conter todos os ingredientes necessários à vida.

Projecto Galileu/NASA/JPl (fotografias), Ted Stryk (fotografias)

No mundo das lontras

No mundo das lontras

São esquivas e inteligentes. Vigiam os humanos, mas raramente se deixam ver. É na protecção proporcionada pela escuridão da noite que as lontras vivem. E prosperam.

Gonçalo Rosa (fotografias)

Perigo: avalancha

Perigo: avalancha

A 18 de Abril de 2014, uma avalancha matou 16 membros de uma expedição no monte Evereste e mudou para sempre a vida na montanha. Três horas depois, as equipas de salvamento procuram sobreviventes.

Andy Tyson (fotografias)

Estreia geotérmica

Estreia geotérmica

Alguns anos após a erupção do vulcão Soufrière Hills, que quase fez desaparecer Montserrat, as mesmas forças geológicas poderão fornecer energia geotérmica renovável.

Carsten Peter

Maior cidade

Maior cidade

Animada por um desejo de riqueza que transformou a Nigéria na economia mais importante do continente, Lagos é agora a maior cidade africana.

Robin Hammond (fotografias)