A figura de Voltaire não corresponde à imagem estereotipada do intelectual solitário e impassível. Na verdade, o pensador francês foi um homem temperamental e comprometido com a sua época – o século XVIII, o Século das Luzes. Muitos homens desse tempo viveram obcecados com uma concepção da existência que há mais de mil anos se confundia com a civilização europeia: o cristianismo. A religião moldava-os desde o nascimento, marcava cada momento da sua existência, penetrava nas suas almas até aos recantos mais profundos. 

Os filósofos, com Voltaire à cabeça, decidiram modificar a interpretação do mundo vigente até esse momento. Tentaram conduzir a razão a todos os domínios da vida pública, expondo luz sobre um universo escuro, construído sobre dogmas e normas contrárias ao senso comum. Com esse objectivo, lançaram-se sobre todos os terrenos do conhecimento: a história, a economia, a física e a filosofia, entre muitos outros. Elaboraram novas concepções de “verdade”, “felicidade” e “lei” desligadas da teologia. 

Conheça os capítulos desta Edição Especial Filosofia:

  • 1. A fronteira entre Deus e a razão
  • 2. Uma nova concepção da história
  • 3. A arte e a luta contra a superstição e o fanatismo
  • 4. O escândalo do mal
  • 5. Em defesa da tolerância

Para contextualizar este génio do século XVIII, esta edição propõe-lhe ainda uma lista de leituras recomendadas, um glossário, uma cronologia comparada e uma introdução.

Boas leituras!