Principais destaques:

• Uma nova era de descoberta do espaço: Durante milhares de anos, a humanidade olhou para o céu em busca de respostas. Na actualidade, o avanço da tecnologia dota-nos de meios para revelar esses grandes enigmas. Dos enormes buracos negros às brilhantes estrelas jovens, as novas imagens do universo oferecem-nos uma aproximação nunca vista à imensidão do cosmo.
  • Viagem no tempo às galáxias mais antigas: As galáxias antigas captadas pelo Telescópio Espacial James Webb, o mais potente da história, revelam o universo tal como este foi no passado remoto. O estudo das primeiras estrelas permite aos cientistas investigar a transformação registada no universo durante a fase decisiva das origens.
  • O voo das borboletas-monarcas: Todos os anos este insecto percorre 5.000 quilómetros, ligando os Estados Unidos e o Canadá ao México. Cientistas e voluntários juntam esforços para conhecer melhor o trajecto das borboletas e protegê-las.
  • Uma rede natural de seres vivos: Durante 50 anos, a Lei das Espécies Ameaçadas dos EUA ajudou a conservar a vida selvagem ameaçada e fomentou a biodiversidade. O fotógrafo Joel Sartore retratou centenas de animais em risco.
  • Entre dois mundos: O vale do Javari, na Amazónia do Brasil, acolhe numerosos grupos indígenas ainda não contactados. Um deles, os kanamari, adoptou ferramentas modernas para proteger o seu habitat e conservar o seu estilo de vida tradicional.
  • Líquenes, uma associação simbiótica e poderosa: Há muitos anos que o fotógrafo José Antonio Martínez está fascinado pela beleza e formas dos líquenes. O seu trabalho fotográfico revela um universo fascinante.