A décima quinta edição do prémio Astronomy Photograper of the Year, organizado pelo Royal Observatory Greenwich, em associação com a BBC Sky at Night Magazine, já divulgou os seus vencedores.
Marcel Drechsler, Xavier Strottner e Yann Sainty são os autores de "Andromeda, Unexpected", a fotografia vencedora na categoria principal, que capta uma descoberta surpreendente: um enorme arco de plasma adjacente à galáxia de Andrómeda (M31), que seria a maior estrutura próxima de nós no Universo.
Esta imagem será exibida juntamente com as vencedoras de outras categorias a partir de amanhã, dia 16 de Setembro, no Museu Marítimo Nacional em Londres.
As imagens finalistas de 2023, que abaixo recordamos, foram seleccionadas a partir de mais de 4.000 inscrições de fotógrafos amadores e profissionais de 64 países diferentes.
Uma intensa actividade solar captada num instante mágico; os rastos de centenas de estrelas por cima de um memorial de uma trincheira da Primeira Guerra Mundial em Vimy, no norte de França; a Via Láctea por cima de uma fábrica de processamento de diamantes abandonada na Namíbia; ou uma fotografia de Júpiter ladeado por duas das suas luas, Io e Europa, são apenas alguns dos poderosos finalistas da presente edição, apresentados nesta galeria.