Na madrugada deste sábado para domingo, poderá testemunhar a magnificência da lua cheia de Junho – também conhecida como “Lua de Morango” – em todo o seu esplendor. Além disso, durante as primeiras horas da noite, a Lua estará no céu ao lado de Vénus. Embora não estejam em conjunção, Vénus, o segundo planeta mais próximo do Sol, tem sido notavelmente visível nas últimas semanas.

De facto, por esta altura, Vénus atingirá a sua elongação máxima, ou seja, a sua distância máxima do Sol na nossa perspectiva, o que nos permitirá observá-lo durante um período mais longo.

A origem do seu nome

A "Lua de Morango" é um termo popular utilizado para descrever a lua cheia que ocorre em Junho. O nome não está relacionado com a cor da lua, mas provém das tribos nativas americanas e indígenas do leste da América do Norte. Estes povos atribuíram-lhe esta designação devido à breve época de colheita de morangos silvestres na região nordeste da América do Norte, que ocorre tradicionalmente em Junho.

Embora a Lua Morango não tenha uma cor avermelhada ou rosada (a menos que seja vista durante um eclipse lunar, quando pode parecer vermelha), a lua cheia é sempre uma visão impressionante no céu. A sua aparência pode variar em tamanho e tonalidade, dependendo da sua proximidade da Terra e da sua posição no céu.

Quando ver a lua de morango

O ponto exacto da lua cheia em termos astronómicos – quando a Lua se encontra directamente oposta ao Sol na perspectiva da Terra – permite que toda a face lunar que observamos a partir daqui fique totalmente iluminada, será durante a madrugada, embora haja flexibilidade de horários na sua observação.

E isso deve-se ao facto de o período de lua cheia se estender até 12 horas antes e depois desta hora. Assim, se não for madrugador, ainda terá a oportunidade de admirar esta deslumbrante lua cheia no sábado à noite.

Lua de morango em Junho de 2020.
Shutterstock

Lua de morango em Junho de 2020.

Além disso, do ponto de vista humano, a Lua aparece como cheia quando 98% da sua superfície está iluminada. Assim, se não a vir no sábado à noite ou no domingo de manhã, ainda poderá desfrutar da visão de uma Lua essencialmente cheia no domingo à noite, com 99,2% da sua superfície iluminada à meia-noite.

Como vê-la

Para ver a Lua de Morango, basta estar num local onde a lua cheia seja visível no céu. Os melhores locais para a ver são os que têm um céu escuro e limpo, longe das luzes da cidade e da poluição luminosa. Verifique a data em que a lua cheia de Junho ocorrerá no seu fuso horário local e planeie vê-la durante a sua ascensão para obter uma vista mais impressionante.

Lembre-se que a cor e o tamanho da Lua podem variar consoante o local e as condições atmosféricas, mas não espere uma Lua cor de morango. O nome é mais uma homenagem à época do ano e às tradições culturais do que às características físicas do nosso satélite.

Artigo publicado originalmente em castelhano em nationalgeographic.com.es.